quinta-feira, 19 de março de 2015

Reflexão para o dia do nosso querido Padroeiro:

Os ensinamentos de São José

São José não foi professor. Não foi pregador nem escritor. São José foi um humilde carpinteiro. Não se encontra na Sagrada Escritura nem uma de suas falas. A ele, o evangelista São Mateus se refere apenas como um “homem justo” (Mt 1,19). Olhando, no entanto, para suas atitudes, podemos aprender muito com ele. São José ensinou e continua nos ensinando por meio de sua forma de viver e de se conduzir no dia a dia.
Fiéis acolhem o andor de São José
São José ensina a ser esposo. Companheiro fiel de Maria, enfrentou dificuldades e  perigos para proteger a honra e a integridade física da Mãe de Jesus, da qual nunca se afastou. Esteve ao seu lado na peregrinação a Jerusalém e no momento do nascimento de Jesus na pobreza de uma gruta. Quantos sofrimentos enfrentou ao ver que não havia lugar para o Filho de Deus nascer! Quantos sacrifícios na fuga para o Egito!
São José ensina a ser pai. Desde o momento em que soube que seria o pai adotivo do Filho de Deus, sua vida passou a ser para Maria e para Jesus. Obediente à vontade de Deus, assumiu Maria como esposa e Jesus como filho querido. Deu ao Filho de Deus um lar em Nazaré. Cercou-o de carinho. Educou-o no amor por meio do testemunho de sua fé comprometida com o bem.                                                             
São José ensina a ser trabalhador. Mesmo pertencendo à descendência de Davi, José foi um homem humilde e pobre. Mas nem por isso deixou faltar o pão à mesa da Sagrada Família. No exercício da carpintaria, José encontrou o meio de prover o alimento e as necessidades básicas de sua família. Compreendeu o sentido nobre do trabalho humano, que dignificou com suas mãos calejadas e com sua competência profissional.
São José ensina a ser santo. A afirmação de São Mateus em seu evangelho - José foi “homem justo” - encerra não apenas uma verdade, mas a melhor maneira de definir um homem de bem. Diz mais ainda, é a expressão da santidade que José vivia no seu cotidiano. Obediente à vontade e ao projeto de amor de Deus, esposo fiel e bom, pai dedicado e amoroso, trabalhador dedicado e competente, São José soube ser santo em todos os momentos e em todas as circunstâncias de sua vida.
Peçamos a São José, nosso querido padroeiro, que continue nos ensinando o verdadeiro amor, fundamento das relações familiares. Que abençoe nossas famílias, nossas crianças e jovens. Que abençoe os casais e os anciãos. E que todos tenhamos em sua vida uma referência segura para nossas ações diárias!
_____________________________________________________________
Luiz Gonzaga da Rosa – O Paraíso de José – Editora Santuário (2010)
.......................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário