quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vem aí o Docat:

A Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem

Cidade do Vaticano (RV) - Depois do sucesso do Youcat (Catecismo para Jovens), está em preparação o "Docat". O nome é uma combinação do verbo inglês "fazer" e "Catecismo". O novo instrumento descreve, em 12 capítulos e numa linguagem jovem, a Doutrina Social da Igreja Católica e seu impacto nas áreas de trabalho, negócios, política, meio ambiente e paz.
O "Docat" terá o mesmo design gráfico e formato do Catecismo Jovem. Segundo o colaborador do projeto, o teólogo e Doutor em Ciências Sociais Bonacker Marco, "essa nova ferramenta também será baseada em perguntas e respostas, para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social". 
Recentemente um grupo de jovens foi novamente convidado para, durante um fim de semana, fazer um teste sobre o que está sendo elaborado. A obra também conta com a colaboração e orientação do Arcebispo de Munique, Cardeal Reinhard Marx, e do especialista em assuntos sociais e político, Norbert Blüm.
Seguindo a proposta da Nova Evangelização, o "Docat" pretende recordar aos jovens que sua principal tarefa, enquanto cristãos em todo o mundo, é também encher de Fé, Esperança e Caridade, os espaços que foram sendo instrumentalizados, esvaziados de sentido e dignidade. 
A Igreja como mãe também pensa nas questões sociais, tem sempre algo importante para contribuir e naturalmente se preocupa com tudo o que deve ser bem ordenado para estar a serviço de todos. 
A Igreja não ficou em silêncio sobre os efeitos negativos da Revolução Industrial e da Urbanização, no que dizia respeito à violação da dignidade humana e dos direitos humanos e sociais. Diante disso ela trouxe ao mundo o seu olhar por meio de documentos como as Encíclicas "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII, "Pacem in Terris" do Papa João XXIII. Bento XVI e João Paulo II também deixaram um bonito legado sobre o modo como a Igreja reflete o homem na sociedade. O Papa Francisco tem nos mostrado pouco a pouco que os seus passos seguirão também os dos seus antecessores, sobretudo no que diz respeito à presença no mundo de uma "Igreja chamada a sair de si mesma para ir às periferias, não só às geográficas, mas também às periferias existenciais: as do mistério do pecado, da dor, da injustiça, da ignorância e prescindência religiosa, do pensamento e toda miséria". 
O "Docat" pretende levar aos jovens numa linguagem dinâmica e atraente toda essa riqueza de ensinamentos sociais da Igreja Católica. A obra que será lançada pelo Youcat Center de Augsburg entre julho e outubro deste ano é originalmente alemã. O processo de concessão para os direitos de tradução e publicação é naturalmente lento. Sendo aprovado durante o curso do segundo semestre pelos órgãos competentes, provavelmente o "Docat" chegará ao Brasil em 2014. (Catecismo Jovem/MJ/JE)
                                                                                      Fonte: www.radiovaticana.va
..................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário