domingo, 28 de julho de 2013

JMJ - Papa Francisco aos jovens na "Missa de Envio":

"Jesus Cristo conta com vocês!"

Neste último dia da JMJ Rio 2013, cerca de 3 milhões de peregrinos participaram da missa de encerramento, também chamada de "missa de envio".
Depois de uma semana de peregrinação e der ter enfrentado chuva e frio, sobretudo nesta madrugada, na praia de Copacabana, o coração dos jovens peregrinos é aquecido mais uma vez pelas palavras doces e carinhosas do Papa Francisco durante a celebração eucarística. O Pontífice iniciou sua reflexão exortando os jovens de todos os continentes a seguirem a proposta da JMJ Rio 2013: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
"Jesus Cristo conta com vocês!"
"Foi bom participar desta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da Terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais. Jesus o chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir", ressaltou o Santo Padre.
Assim como o Senhor nos confiou, é necessário que partilhemos a experiência de fé, testemunhando a fé e anunciando o Evangelho a toda a Igreja. Para anunciar a Palavra de Deus não existem fronteiras nem limites, pois o Evangelho é para todas as pessoas sem distinções. Portanto, precisamos ir ao encontro das pessoas para que sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor.
"Este continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muitos frutos. Agora este anúncio é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido!", recordou o Papa aos jovens.
O Pontífice ressaltou, em sua reflexão, que os jovens não podem ter medo de anunciar a Palavra de Deus, mesmo que o receio de não se sentirem preparados para esta missão seja mais forte. "Precisamos ser como Jeremias (cf. Jr 1,8) que, mesmo não se sentido preparado, escutou as palavras do Senhor e seguiu a sua missão evangelizadora. Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai à nossa frente e nos guia. Ao enviar os seus discípulos em missão, Jesus prometeu: 'Eu estou com vocês todos os dias' (Mt 28,20). E isso é verdade também para nós! Jesus não nos deixa sozinhos. Nunca os deixa sozinhos! Sempre acompanha vocês!", animou o Pontífice.
"A juventude precisa sentir a companhia de toda a Igreja e também dos santos em missão. Portanto, quando enfrentamos juntos os desafios, somos mais fortes e descobrimos uma coragem e recursos que, muitas vezes, não imaginávamos que tínhamos". O Papa Francisco pediu aos sacerdotes que continuem acompanhando esta juventude com generosidade e alegria, para que esses jovens possam se comprometer ativamente com a Igreja.
"Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho!", pediu o Santo Padre.
O Papa Francisco concluiu suas palavras reforçando aos jovens presentes na praia de Copacabana, e a todos os outros que acompanham a missa de envio pelos meios de comunicação, que levar o Evangelho às pessoas é levar a força de Deus a todos os lugares.
"Jesus Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês! O Papa conta com vocês! Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, os acompanhe sempre com a sua ternura: 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações'", recordou o sucessor de Pedro.
Confira:
:: Na íntegra, homilia do Papa Francisco na missa de envio da Jornada Mundial da Juventude
...............................................................................................................................................................
Agradecimento de dom Orani

O início da missa foi marcado pelas palavras do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que agradeceu ao Pontífice a sua visita e destacou que, mesmo com a chuva e frio, o Santo Padre acolheu e saudou todos os peregrinos por onde ele passou de papamóvel. Ao encerrar sua mensagem, o arcebispo salientou que a verdadeira jornada começa hoje com o retorno de todos para casa, pois é preciso que realmente os jovens sigam este ensinamento: "'Ide e fazei discípulos entre todas as nações'. Nós também vamos com vocês, iremos com vocês às ruas, às periferias e aos excluídos. Já estamos com saudades! 'Saudade' que é uma palavra difícil de traduzir", lembrou dom Orani.
O prelado ressaltou que, para sempre, ficará gravada na lembrança destes jovens a presença do Pai e Pastor, pois é o primeiro retorno de Sua Santidade à América Latina e agora como o primeiro Papa latino-americano da história. "Vossa santidade nos confirmou, à luz da fé, em nossa caminhada de Igreja", afirmou o arcebispo.
Após encerrar sua mensagem de agradecimento ao Sumo Pontífice, o Arcebispo do Rio de Janeiro se dirigiu, emocionado, ao Papa Francisco, o abraçou afetuosamente e lhe entregou uma lembrança.

Confira na íntegra a bela e emocionante mensagem de Dom Orani João Tempesta
.............................................................................................................................................................
Palavras de dom Stanislaw

Ao final da missa o cardeal polonês agradeceu ao Papa Francisco por todo o trabalho realizado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Brasil, pois foram dias de muita oração e silêncio com jovens de nacionalidades e culturas diferentes. Dom Stanislaw recordou do bispo emérito de Roma, Bento XVI, que escolheu o Brasil para sediar esta edição da JMJ e agradeceu ao Papa Francisco por ter assumido este compromisso de acompanhar os jovens neste encontro missionário.
"Estes jovens descobriram no papa, uma pai afetuoso e um amigo. Encontram muitas respostas sobre seus questionamentos e que os jovens não tenham medo de ir contra corrente", disse o cardeal polonês
Ao fim desta jornada os jovens tem uma grande missão de irem ao mundo para serem discípulos e missionários.
.............................................................................................................................................................
Sede da Jornada Mundial da Juventude de 2016 
será Cracóvia, na Polônia

O Papa Francisco anunciou que a próxima sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será a cidade de Cracóvia, na Polônia, país do beato João Paulo II. A próxima JMJ será em 2016.
Até Cracóvia 2016!
O anúncio do Papa foi acolhido com festa pelos 3 milhões de participantes na missa final da JMJ Rio 2013, em Copacabana, na manhã deste domingo, 28.
"Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia", disse o Papa antes de rezar o Angelus, no término da missa.
Em suas palavras antes do Angelus, Francisco fez um breve balanço do espírito da JMJ Rio 2013.
"Vocês escutaram a voz do Bom Pastor que lhes chamou pelo nome e vocês reconheceram a voz que lhes chamava. Não é verdade que, nesta voz que ressoou nos seus corações, vocês sentiram a ternura do amor de Deus? Não é verdade que vocês experimentaram a beleza de seguir a Cristo, juntos, na Igreja? Não é verdade que vocês compreenderam melhor que o Evangelho é a resposta ao desejo de uma vida ainda mais plena?".
                                                                                               Fonte: www.ecclesia.com
......................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário