quinta-feira, 18 de julho de 2013

Colegialidade:

Episcopado latino-americano presente no Rio para a JMJ

O jornal vaticano, L’Osservatore Romano, publicou um artigo do Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Carlos Aguiar Retes, em vista da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No texto, o bispo explica que a escolha de realizar no Brasil a reunião geral do Comitê de coordenação do Celam, que normalmente se realiza em Bogotá, foi tomada para facilitar a participação dos 50 bispos na JMJ.
Dom Carlos Agiuar Retes
Para o Arcebispo mexicano, a eleição de um Papa filho da Igreja latino-americana aumentou de maneira “desmensurada” o interesse pela Jornada. “O Papa Francisco, em seus mais de 190 dias em que guiou a barca da Igreja como sucessor do Apóstolo Pedro, demonstrou um carisma especial ao transmitir os conceitos essenciais do Evangelho e tocar os corações dos que o veem e ouvem. Sem dúvida alguma, os jovens que se preparam para participar ou seguir a JMJ desejam ouvir o Papa Francisco, esperando dele uma luz e um horizonte para discernir a própria vocação e a própria missão cristã.”
“O Celam” - escreve ainda dom Aguiar Retes – “também receberá um dom de Deus no Rio de Janeiro, pois Francisco quer encontrar os 50 bispos responsáveis pelo caminho do Conselho Episcopal para o quadriênio 2011-2015 na tarde do domingo, 28 de julho”.
“Será a primeira vez que um Papa participará da reunião geral do Comitê de coordenação. Esperamos com grande interesse a mensagem que o Santo Padre nos oferecerá para intensificar os nossos esforços e envolver os bispos do continente na renovação pastoral da Igreja, seguindo as orientações do Documento de Aparecida.”
E conclui: “A Jornada e o encontro do Celam com o Santo Padre serão sem dúvida momentos de graça e de bênção, de grande intensidade emotiva e espiritual, de grande esperança pastoral, e um passo de Deus particularmente significativo na história da Igreja Latino-americana e do Caribe, em benefício dos nossos povos.”
                                                                                                        Fonte: www.cnbb.org.br
............................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário