segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jovens poloneses convidam:

"Venham para a Polônia para a próxima JMJ"

Poloneses fizeram festa na praia de Copacabana após saberem que a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016, será em Cracóvia, na Polônia. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco após a missa de envio celebrada na manhã deste domingo, 28, último dia da JMJ Rio 2013.
A jovem polonesa Agnieszka Kania, 21 anos, confessou que já esperava pela notícia, mas ficou muito feliz com a confirmação. Ela convidou todos os jovens brasileiros para irem para a Polônia para a próxima JMJ. "É o país do Papa João Paulo II e um país católico de muitas tradições. Eu espero que vocês possam ir e os poloneses vão cuidar de vocês".
"Eu estou muito muito feliz e orgulhosa de ser polonesa. Tenho esperança de que que na Polônia estes dias poderão ser tão bonitos quanto aqui no Brasil. Eu tenho muitas expectativas da organização e estar aqui deu-nos a oportunidade de preparar nossos corações. Vocês são um grande exemplo de hospitalidade", disse a jovem Barbara Lopata, 25 anos.
"A Polônia será tão acolhedora quanto vocês. É um país bonito e nós convidamos a todos, especialmente os brasileiros", completou Kataizyna Adamczyk, de 21 anos.
O polonês Jan Szydlo estava na praia na hora do anúncio e ficou feliz com a notícia. Ele disse que aproveitou muito a JMJ no Rio e que vai sentir saudades do Brasil, mas já deixou um convite para todos os jovens.
"Irmãos e irmãs, pequenos e grandes, gordos e magros, por favor, venham para Cracóvia porque nós esperamos por vocês, nós esperamos pelo seu abraço".
Contraste
Depois de uma Jornada no Brasil, um país marcado pelo calor, climático e humano, e onde as manifestações de fé são tão espontâneas, a JMJ segue para a Polônia. O país tem como característica um frio rigoroso e o catolicismo é vivido de forma mais tradicional.
Para o padre polonês Adam Parszywka, também isso pode ser entendido como uma riqueza. "Sempre a JMJ se realiza em lugares onde se possa colocar em outra realidade de Igreja local e isso também é uma riqueza, talvez um pouco diferente. Mas também vamos tentar um modo para que a juventude não fique só na meditação, mas tenha um espaço bastante aberto para passar principalmente a alegria".
Padre Adam também comentou as expectativas relacionadas ao fato da Polônia ser o país do Papa fundador da Jornada, João Paulo II. "As pessoas podem esperar principalmente toda a lembrança da vida dele, de seu pontificado. Então penso que através dele nós podemos mostrar à juventude como pode se passar a vida alegre, no caminho certo com Jesus".
A Polônia já sediou a JMJ em sua quinta edição, realizada em 1991. Na ocasião, a Jornada foi Czestochowa.
                                                                                    Fonte: www.portalecclesia.com
....................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário