quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cardeal Giovanni Lajolo:

"Papa quer retirar da Igreja e da cúria tudo o que possa ser obstáculo ao anúncio do Evangelho"

O Papa Francisco "quer retirar da Igreja e da cúria romana tudo aquilo que possa ser obstáculo ao anúncio do Evangelho". Foi o que afirmou o presidente emérito da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Giovanni Lajolo, em entrevista ao 'Vatican Insider', após o anúncio da presença da Santa Sé no Salão Internacional do Livro de Turim 2014. 
Cardeal Giovanni Lajolo
Interpelado sobre os aspectos mais relevantes destes primeiros quatro meses do pontificado de Francisco, o cardeal Lajolo afirmou que ele "trouxe uma nova atmosfera para a Igreja, dando um sentido de um novo impulso, de proximidade, não somente física, mas de mentalidade. E tudo isto, em absoluta fidelidade à mensagem do Evangelho. Não se deve esperar que este Papa revolucione a Igreja, mas que faça algumas mudanças, aqueles ajustes que são necessários, e que já começou a fazer. E tudo isso vai ter um efeito sobre todo o corpo da Igreja, porque levará a uma maior proximidade do Papa com os bispos, uma maior colegialidade, fazendo aquilo que é próprio do Papa, que não se confunde com aquilo que é dos outros bispos".
Segundo o cardeal, Francisco já deu sinais muito claros de sua intenção "de tirar da Igreja e da cúria tudo aquilo que possa ser um obstáculo para a proclamação do Evangelho, tudo aquilo que possa servir de pretexto para críticas, justas ou injustas.
Tenho a impressão de que o Papa está nos dizendo: tentemos purificar, tirar as ocasiões de mal-entendidos ou de críticas".
Dom Lajolo, que foi criado cardeal por Bento XVI, falou que "é lindo ver o encontro entre Francisco e Bento XVI. São verdadeiramente dois irmãos. Saliento que Papa Ratzinger, com a sua doçura, brandura, humildade, deu origem à virada-Francisco. A consciência de que as suas forças físicas já o impediam de responder adequadamente às exigências da Igreja o levou à histórica decisão. Eu não sei se, se esperava a eleição de Bergoglio: porém se é verdade que no último conclave Bergoglio retirou-se para permitir a eleição do cardeal Ratzinger, pode-se pensar que Ratzinger previsse que um dos mais papáveis fosse Bergoglio"
                                                                                              Fonte: www.portalecclesia.com
..............................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário