quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Viagem Apostólica

Papa Francisco a caminho da Coreia, agradece os jornalistas

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco já está a caminho da Coréia do Sul. Às 16h14min desta quarta-feira (hora italiana), o Airbus 330 "Michelangelo Buonarroti", da Alitália, decolou do Aeroporto de Fiumicino - levando o Papa Bergoglio e sua comitiva até Seul -, onde deverá chegar às 10h30min, hora local, (22h30min, horário de Brasília).
O Pontífice deixou a Praça Petriana, na frente da Casa Santa Marta, às 15h30, em automóvel, e seguiu diretamente para o Aeroporto. O Premiê italiano, Matteo Renzi, esteve presente, representando o governo italiano. 
Mensageiro da paz
Durante o vôo o Papa saudou os jornalistas presentes:
“Obrigado pela vossa presença aqui. Mas após ter ouvido o Pe. Lombardi, sugiro que façamos em silêncio uma oração por Simone Camilli (n.d.r - jornalista italiano morto nesta quarta-feira em Gaza), um dos vossos, que hoje morreu em serviço. Rezemos em silêncio...... estas são as conseqüências da guerra, é assim. Obrigado pelo vosso serviço, obrigado por tudo. Obrigado por tudo isto”.
Após o Papa agradeceu pelo trabalho dos jornalistas, recordando-lhes que será bastante empenhativo, especialmente devido ao calor, umidade e tantas coisas: “Mas vos agradeço tanto e que as vossas palavras ajudem sempre a nos unir ao mundo e também, recomendo, dar esta mensagem de paz sempre, buscar dizer palavras de paz. É difícil isto que acontece agora. Vos agradeço por vosso trabalho, pela vossa companhia, gostaria de saudar-vos. E, no retorno....Daniel irá à fossa dos leões. Obrigado!”.
O avião levando o Papa sobrevoará o espaço aéreo de nove países: Croácia, Eslovênia, Áustria, Eslováquia, Polônia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia e China. Com a terceira viagem apostólica fora da Itália, Jorge Mario Bergoglio, será o primeiro Papa a sobrevoar a China. O Chefe de Estado de cada país sobrevoado receberá um telegrama do Pontífice. 
São 18.700 quilômetros a serem percorridos. O Papa se deslocará dez vezes em vôos: dois em Airbus e oito em helicóptero. O tempo total de vôo estimado é de vinte e seis horas e meia. Nas cidades, o Pontífice vai se deslocar em automóvel ou Jeep.
A Rádio Vaticano vai transmitir o encontro do Papa com as autoridades coreanas nesta quinta-feira, com comentários em português, a partir das 4h15min – horário de Brasília. (JE)
                                                                                                 Fonte: radiovaticana.va
................................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário