terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cardeal Damasceno Assis na abertura da reunião do Consep:

Nada pode nos abalar porque Deus nos conhece


“Um convite à alegria. O papa nos deu essa bela exortação”, disse o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, na celebração de abertura da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) ampliado.
Exortação do Papa: convite à alegria
Dom Damasceno lembrou que, apesar das dificuldades, os cristãos não devem deixar se abater pela tristeza, pelo desânimo, mas deixar-se conduzir pelo Cristo Ressuscitado. "É preciso manter a alegria que brota da certeza de Deus para conosco. O Evangelho nos lembra esta alegria: a certeza de que somos seus filhos, de que nada pode nos abalar, porque Ele nos conhece”, acrescentou.
A reunião do Consep ampliado teve início hoje, 26, pela manhã,  na sede da CNBB, em Brasília. Tem como objetivos  avaliar e atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). “Estamos dando importante passo para a revisão e a atualização das DGAE”, ressaltou o cardeal no início da reunião.
Hoje pela manhã são discutidas a recepção das atuais diretrizes, as indicações da 52ª Assembleia Geral e a realidade conjuntural em vista das próximas DGAE. À tarde, os presentes dividem-se em grupos de estudo.
Em prol da revisão e atualização das DGAE
Amanhã, pela manhã, haverá reflexão, com assessoria do padre Mário de França Miranda, sobre da exortação apostólica, Evangelli Gaudium, e os discursos do papa Francisco ao Episcopado Brasileiro e aos dirigentes do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). Padre Miranda é doutor em Teologia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A reunião do Consep prosseguirá até sexta-feira, 29 de agosto. Fazem parte do Conselho a presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais. Também participam da reunião como convidados os bispos membros e assessores das mesmas comissões e representantes de organismos e pastorais vinculados à CNBB.
                                                                                                        Fonte: cnbb.org.br
................................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário