segunda-feira, 11 de agosto de 2014


Papa Francisco:
"Igreja, barco que enfrenta tempestades com a fé"

Cidade do Vaticano (RV) – Como habitualmente, o Papa Francisco rezou a oração mariana de seu balcão na Praça São Pedro e comentou o Evangelho deste domingo. 
No episódio da tempestade no lago, narrado por São Mateus, Jesus vai ao encontro dos apóstolos, lhes diz para não terem medo e salva do perigo Pedro, que está para sucumbir por falta de fé. “Este relato, disse o Pontífice, é um belo ícone, uma bela imagem da fé do apóstolo Pedro”. 
Jesus está conosco
Pedro começa a afundar quando desvia o seu olhar de Jesus, deixando-se arrastar pelas adversidades que o circundam. “No personagem de Pedro, com os seus ímpetos e suas fraquezas, está descrita a nossa fé: sempre frágil e pobre, inquieta e, contudo vitoriosa, a fé do cristão caminha ao encontro do Senhor ressuscitado , em meio às tempestades e aos perigos do mundo”.
Concluindo o comentário evangélico, o Papa sublinhou a importância da cena final, “quando Jesus sobe para o barco onde se encontram os discípulos, irmanados pela experiência da fraqueza, da dúvida, do medo, da “pouca fé”, tudo muda: o vento acalma, a tempestade desaparece. E então todos se sentem unidos, na fé Nele. E adoram Jesus…”.
Esta – disse Francisco – é uma imagem eficaz da Igreja: um barco que tem que enfrentar as tempestades e que por vezes parece estar sendo arrastado pelas ondas. Aquilo que a salva não são as qualidades e a coragem de seus homens, mas sim a fé que permite caminhar mesmo em meio a dificuldades. A fé nos dá a certeza da presença de Jesus ao nosso lado, de sua mão que segura a nossa para salvar-nos dos perigos”.
O Pontífice concedeu a todos a sua bênção apostólica, e se referiu à sua 3ª viagem internacional, que tem início dia 13, quarta-feira. O Papa retornará da Coréia no dia 18, segunda-feira. Como sempre, pediu orações e a todos desejou bom domingo e… um bom almoço! (CM)

Francisco recorda o drama do Iraque 
e de Gaza e reza pelas vítimas do Ebola

Depois de refletir, no encontro dominical do Angelus, sobre o episódio de Jesus que caminha sobre as águas do lago, o Papa recordou a dramática situação no Iraque, pedindo a todos um momento de silêncio e preces para aqueles povos. 
Rezemos por nossos irmãos que sofrem e pela paz
As notícias que chegam do Iraque nos deixam incrédulos e perplexos: milhares de pessoas, em maioria cristãos, brutalmente expulsos de suas casas; crianças morrem de sede e de fome durante a fuga, mulheres são sequestradas, pessoas sofrem violências de todo tipo; destruição de casas, de patrimônios religiosos e culturais. Tudo isso ofende gravemente Deus e a humanidade. Não se odeia em nome de Deus! Não se faz guerra em nome de Deus!”, disse Francisco, pronunciando as palavras lenta e claramente. 
Diante de milhares de fiéis em silêncio, o Papa agradeceu as pessoas que, com coragem, estão levando ajudas “a estes irmãos e irmãs”, e disse esperar "que uma solução política eficaz detenha estes crimes e restabeleça o direito". O Pontífice anunciou que o Cardeal Fernando Filoni partirá para o Iraque segunda-feira, 10, como seu Enviado Pessoal.
Francisco dirigiu também seu pensamento a Gaza, “onde depois de uma trégua, recomeçou a guerra que causa a morte de inocentes e agrava o conflito entre israelenses e palestinos”. O Papa pediu a intercessão de Maria, Rainha da Paz, para que faça de nós “artífices de justiça e de paz”. Antes de se despedir, clamou ainda por orações pelas vítimas do vírus Ebola e por aqueles que estão lutando para combatê-lo. (CM)
                                                                                 Fonte: radiovaticana.va     news.va
....................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário