segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Francisco na última missa em Seul

"Só o perdão leva à reconciliação"

Seul (RV) – O evento final da viagem de cinco dias do Papa Francisco à Coreia foi a ‘Santa Missa pela Paz e a Reconciliação’, presidida segunda-feira, 18, pelo Pontífice e concelebrada por todos os bispos coreanos. Em Myeong-dong, catedral de Seul, também estava presente a Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. A catedral foi construída no local onde as primeiras comunidades cristãs se reuniam para rezar, desde 1784.
Rezemos pela paz
Em sua homilia, Francisco disse que a reconciliação pode ser atingida apenas pelo perdão, mesmo que pareça “impossível, impraticável e, às vezes, até mesmo repugnante”.
“Rezemos pelo surgimento de novas oportunidades para o diálogo, o encontro e a resolução das diferenças, pela generosidade contínua na prestação de assistência humanitária aos necessitados e por um reconhecimento cada vez maior de que todos os coreanos são irmãos e irmãs, membros de uma só família, um só povo” prosseguiu o Papa.
Francisco recordou ainda que os coreanos sofrem “uma experiência de divisão e conflito que durou mais de 60 anos” e afirmou que “a cruz de Cristo revela o poder de Deus para superar toda divisão, curar toda ferida e restabelecer os laços originais de amor fraterno”. 
Já com saudade do Papa
O Pontífice já havia se referido à divisão das duas Coreias na última quinta-feira, primeiro dia de sua histórica visita, quando fez um chamado a “buscar a paz e abater os muros da desconfiança”. 
Cerca de mil fiéis participaram da cerimônia, assim como 700 membros e funcionários das 16 dioceses da Coreia do Sul. Também estavam na Catedral 50 estudantes, 8 imigrantes que representavam as famílias multiculturais, 7 idosas vítimas da escravidão sexual do Império Japonês durante a II Guerra Mundial, cinco refugiados norte-coreanos e cinco familiares de cidadãos sequestrados por Piongueangue. 
Na rua, foi instalado um telão para que os fiéis, equipados com capas e guarda-chuvas, pudessem participar ao vivo da cerimônia. (CM)
.............................................................................................................................................................
Do voo para Roma, Papa envia mensagem à China

Seul (RV) - Francisco partiu segunda-feira, 18, para Roma após finalizar a histórica visita de cinco dias à Coreia do Sul.
Cerimônia de despedida
O avião do Pontífice, um Boeing 777 da companhia Korean Air, decolou da base aérea de Seongnam (sul de Seul) às 13h03 (horário local, 1h03 em Brasília), e deve chegar a Roma às 17h45 (12h45 em Brasília).
O premiê sul-coreano, Chung Hong-won, e o Cardeal Andrew Yeom Soo-jung, arcebispo de Seul, junto com os bispos das 16 dioceses da Coreia do Sul, se despediram de Francisco em uma breve cerimônia no aeroporto que pôs um fim na primeira viagem à Ásia do Pontífice argentino
No seu último dia na Coreia do Sul, o Papa confirmou que irá retornar à Ásia no próximo ano. Francisco deverá visitar as Filipinas e o Sri Lanka em janeiro. 
Como já fizera na ida, do voo para Roma, Papa envia mensagem à China
Francisco fala a jornalistas durante o voo de volta à Roma
Do avião que o transporta a Roma, o Papa enviou uma mensagem ao Presidente da República Popular Chinesa, ao sobrevoar o território do país. “Renovo ao Sr. e a todos os cidadãos chineses a certeza de meus melhores votos e invoco a divina benção sobre sua terra”, diz o texto do telegrama. 
É a segunda vez que isto acontece, porque nenhum outro Papa, até a última quarta-feira, havia sobrevoado a China. Também nenhum grupo de jovens chineses havia participado antes de um encontro com o Papa, como ocorreu durante a Jornada da Juventude Asiática. Deste evento, além dos 60 jovens vindos oficialmente da China, participaram ainda outros 240 jovens da China Popular, 400 de Taiwan, 550 de Hong Kong e 20 de Macau. (CM)
                                                                                                   Fonte: radiovaticana.va
.....................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário