quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Francisco chega a Seul: 
"Deus abençoe a Coreia"

Seul (RV) – O Papa Francisco já está na Coréia. Após 11 horas e 22 minutos de vôo, o Pontífice chegou à Base Aérea de Seul às 10h36min, hora local, onde foi recebido pela presidente Park Geun-hye. Logo após sua chegada, o Papa lançou um tweet na sua conta @Pontifex: “Deus abençoe a Coréia, de modo especial os seus anciãos e os seus jovens”.
O Pontífice foi acolhido calorosamente pelas autoridades e religiosos, confirmando o clima de entusiasmo vivido no país com a visita. Logo após, transferiu-se para a Nunciatura Apostólica onde celebrou a Missa de forma privada.
Acolhida carinhosa
Às 15h40min, hora local, o Papa transferiu-se ao Palácio Presidencial onde foi realizada a cerimônia de boas-vindas e o colóquio privado com a Presidente. Após, encontrou o episcopado coreano na Nunciatura Apostólica, quando em seu discurso destacou dois aspectos centrais da guarda do povo de Deus no país:"ser guardiões da memória e guardiões da esperança".
Todos os principais jornais dedicaram as primeiras páginas à visita e convidaram os seus leitores a viverem intensamente estes momentos. “O Santo Padre dos Pobres chega em uma terra dividida e a luz da reconciliação brilha sobre toda a Coreia”: uma mensagem que ecoa de uma parte a outra da península coreana, 25 anos após a visita do último pontífice, João Paulo II, em 1989.
A Igreja local está em festa por um ano de graça. Inicialmente, devido à criação do Cardeal Yeom Soo-Jung, Arcebispo de Seul. Após, o anúncio da Beatificação dos 124 mártires e da visita do Papa Francisco por ocasião da Jornada da Juventude Asiática.
A Coreia e a Ásia aguardam com expectativa as palavras do Pontífice, nesta que é a sua terceira viagem internacional. (JE)

Papa Francisco: 
O mundo inteiro está cansado de guerras

O Papa Francisco iniciou, na tarde desta quarta-feira, a terceira Viagem Apostólica internacional do seu Pontificado, à Coreia do Sul, após ter visitado o Brasil e a Terra Santa. 
Flores para a Mãe de Deus
Antes de deixar a Itália, como fez nas viagens precedentes, o Santo Padre dirigiu-se à Basílica romana de Santa Maria Maior, onde se deteve, por alguns momentos, em oração diante da imagem de Nossa Senhora “Salvação do Povo Romano”, após ter depositado um ramalhete de flores aos seus pés. Assim, o Papa pediu a proteção materna de Maria para a sua visita à Coréia.
O Papa Francisco deixou o aeroporto romano de Fiumicino às 16 horas, hora local, com destino a Seul, capital da República da Coréia, onde chegou após 11 horas e 22 minutos de vôo. Durante a viagem, como de costume, o Pontífice enviou telegramas aos chefes de Estado, dos dez países sobrevoados: Itália, Croácia, Eslovênia, Áustria, Eslováquia, Polônia, Belarus, Rússia, Mongólia e China.
Durante a longa viagem, o Santo Padre fez uma breve saudação aos jornalistas, que o acompanhavam, agradecendo-os pela presença, como também pelo serviço jornalístico que prestarão nestes cinco dias de permanência em terras coreanas. O Papa recomendou aos jornalistas que “a sua palavra possa sempre unir-nos ao mundo”, mas também que a sua palavra possa ser uma verdadeira “mensagem de paz”, da qual o mundo tanto precisa, hoje.
Em solo coreano
Ao chegar à Base Aérea de Seul, o Bispo de Roma foi acolhido pelas autoridades civis e religiosas, entre as quais o Núncio Apostólico, Dom Osvaldo Padilla, a Presidência dos Bispos da Coréia, o arcebispo de Seul, e a Presidente do país, Sra. Park Geun-hye.
Após a sua chegada a Seul, o Santo Padre lançou o seguinte tweet: “Deus abençoe a Coréia, especialmente os seus idosos e os seus jovens”!
Depois da cerimônia de boas vindas, o Pontífice se dirigiu à Nunciatura Apostólica, onde celebrou uma Santa Missa, em forma privada. Em sua breve reflexão, o Papa falou em italiano e espanhol sobre a liturgia do dia. A seguir, transferiu-se ao Palácio Presidencial de Seul, para uma visita de cortesia à Presidente do país. Participaram do encontro dois Ministros coreanos, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, e o Núncio Apostólico.
Francisco e Park Geun-hye
A seguir, o Papa Francisco manteve um encontro com as Autoridades governamentais e os representantes do Corpo Diplomático, no Palácio Presidencial de Seul. Depois das palavras de boas vindas da Presidente, Park Geun-hye, o Santo Padre pronunciou seu primeiro discurso, em inglês, dizendo:
“Queridos amigos! Para mim é uma grande alegria vir à Coreia, a ‘terra do calmo amanhecer’, e experimentar não só a beleza natural do país, mas também e, sobretudo, a beleza do seu povo e da sua riqueza histórica e cultural. No decurso dos anos, esta herança nacional foi colocada à prova pela violência, a perseguição e a guerra; mas, não obstante essas provações, sempre prevaleceu o ‘calmo amanhecer’, quando o calor do dia ainda não se fez sentir e a escuridão da noite já se foi, ou seja, uma inalterável esperança de justiça, paz e unidade. Que grande dom é a esperança! Não podemos desanimar na busca destas metas, que beneficiam não só o povo coreano mas também toda a região e o mundo inteiro”.
Após agradecer a presença das autoridades e representantes do governo, que contribuíram, com seus esforços, para a preparação da sua visita, o Papa expressou seu reconhecimento pela hospitalidade, sentindo-se como se estivesse em casa. Depois, explicou o motivo da sua visita ao país:
Pela paz
“A minha visita à Coreia realiza-se por ocasião da VI Jornada Asiática da Juventude, que reúne jovens católicos de todo este vasto Continente numa jubilosa celebração da fé comum. Além disso, no decurso da minha visita, proclamarei Beatos alguns coreanos martirizados pela fé cristã: Paul Yun Ji-chung e os seus 123 companheiros. Estes dois acontecimentos que celebramos completam-se reciprocamente. A cultura coreana possui uma boa compreensão da dignidade e sabedoria próprias dos antigos e honra o seu papel na sociedade. Nós, católicos, honramos os nossos antigos, que sofreram o martírio pela fé, porque se prontificaram a dar a vida pela verdade em que acreditaram e de acordo com a qual procuraram viver. Ensinam-nos a viver plenamente para Deus e para o bem do próximo”.
Um povo grande e sábio, disse o Papa, não se limita a amar as suas tradições ancestrais, mas valoriza também os seus jovens, procurando transmitir-lhes a herança do passado, que aplica aos desafios do presente. Sempre que os jovens se reúnem, como acontece nesta ocasião, oferecem a todos uma oportunidade preciosa para ouvirmos as suas esperanças e preocupações. 
Mas, todos nós, explicou ainda o Pontífice, somos chamados também a refletir se estamos transmitindo, de modo adequado, os nossos valores às futuras gerações e qual tipo de sociedade nós preparamos para lhes entregar. 
Neste contexto, o Santo Padre considera, particularmente importante, refletir sobre a necessidade de transmitir o dom da paz aos nossos jovens:
A busca da paz deve ser contínua
“Este apelo reveste-se de um significado muito especial aqui na Coreia, uma terra que sofreu longamente por falta de paz. Exprimo o meu apreço pelos esforços feitos a favor da reconciliação e da estabilidade na Península Coreana e encorajo tais esforços, que são o único caminho seguro para uma paz duradoura. A busca da paz, por parte da Coréia, é uma causa que nos preocupa, de modo particular, pois concorre para a estabilidade de toda a região e do mundo inteiro, cansados de guerras”. 
A busca da paz, afirmou o Bispo de Roma, constitui um desafio também para cada um de nós e, de modo especial, para os que, entre os senhores, têm a tarefa de trabalhar pelo bem comum da família humana, mediante um paciente trabalho diplomático. Trata-se de um perene desafio de abater os muros da desconfiança e do ódio, promovendo uma cultura de reconciliação e solidariedade. E o Papa afirmou:
“A diplomacia, como arte possível, baseia-se na convicção firme e perseverante de que a paz pode ser alcançada, sobretudo, através do diálogo e da escuta atenta e discreta, ao invés de recriminações recíprocas, críticas inúteis e demonstrações de força. A paz não é simplesmente ausência de guerra, mas é obra da justiça. E a justiça, como virtude, faz apelo à tenacidade da paciência; ela não pretende fazer-nos esquecer as injustiças do passado, mas superá-las com o perdão, a tolerância e a cooperação. Ela requer ainda o desejo e o discernimento para alcançar os objetivos, reciprocamente vantajosos, e a construção dos alicerces do respeito mútuo, da compreensão e da reconciliação. Faço votos de que todos nós possamos dedicar-nos à construção da paz, à oração pela paz, redobrando o nosso compromisso para realizá-la”. 
O Bispo de Roma convidou as autoridades e os diplomatas coreanos a reforçar seus esforços, como líderes políticos e civis, para a construção de um mundo melhor, mais pacífico, mais justo e próspero para os nossos filhos. 
A experiência nos ensina, disse o Santo Padre, que, em um mundo cada vez mais globalizado, a compreensão do bem comum, do progresso e do desenvolvimento deve ser, em última análise, não só de caráter econômico, mas também humano. A Coreia, como a maioria das nações desenvolvidas, enfrenta relevantes problemáticas sociais, divisões políticas, desigualdades econômicas e preocupações na gestão responsável do meio ambiente. 
O Papa Francisco fez sua exortação final dizendo: “Como é importante que a voz de cada membro da sociedade seja ouvida ao promover um espírito de comunicação aberto, de diálogo e cooperação! É igualmente importante dedicar especial atenção aos pobres, aos mais vulneráveis e aos que não têm voz. O Santo Padre nutre a esperança de que a democracia coreana possa se fortalecer, cada vez mais, a fim de que esta nação demonstre sua primazia também na ‘globalização da solidariedade’ e no desenvolvimento integral de cada membro da família humana.
Por fim, o Santo Padre expressou o desejo de que a comunidade católica coreana possa participar plenamente da vida da nação: “A Igreja quer contribuir para a educação dos jovens e para o crescimento de um espírito de solidariedade com os pobres e desfavorecidos; que contribuir para a formação das jovens gerações, pronta a oferecer a sabedoria e clarividência herdadas dos seus antepassados e nascidas da sua fé, para que possam enfrentar as grandes questões políticas e sociais da nação. (MT)
Papa aos Bispos da Coreia: 
Sejam guardiões da memória e da esperança

O segundo encontro do Papa, em terras coreanas, foi com as autoridades e diplomatas do país. De fato, ao deixar o Palácio Presidencial de Seul dirigiu-se à sede da Conferência Episcopal Coreana, onde se reuniu com todos os 35 Bispos das 16 dioceses existentes no país.
No discurso que pronunciou aos seus irmãos no episcopado, o Papa Francisco saudou e agradeceu a presença de todos e disse ser “uma bênção para ele estar ali e poder conhecer pessoalmente a vida dinâmica da Igreja na Coreia. 
Aos pastores presentes, o Papa recordou-lhes a sua missão de cuidar do rebanho do Senhor como guardiões das maravilhas que Ele realiza no seu povo. Cuidar do rebanho ou do povo de Deus é uma das tarefas específicas, confiadas a cada Bispo. 
Colegialidade episcopal
A seguir, o Santo Padre passou a refletir, como irmão no episcopado, sobre dois aspectos principais do cuidado do povo de Deus naquele país: ser “guardiões da memória” e “guardiões da esperança”. 
A beatificação de Paul Yun Ji-chung e dos seus companheiros, que o Papa vai presidir no próximo sábado em Seul, será uma ocasião para agradecer ao Senhor que, a partir das sementes lançadas pelos mártires, proporcionou uma colheita abundante de graça naquela terra. E o Papa explicou:
“Os senhores são os descendentes dos mártires, herdeiros do seu heróico testemunho de fé em Cristo. Além disso, são herdeiros de uma tradição extraordinária, que teve início e cresceu amplamente graças à fidelidade, a perseverança e o trabalho de gerações de leigos. É muito significativo o fato de que a história da Igreja na Coreia tenha começado com um encontro direto com a Palavra de Deus. A beleza intrínseca e a integridade da mensagem cristã, ou seja, o Evangelho e o seu apelo à conversão, à renovação interior e a uma vida de caridade, impressionaram a Yi Byeok e aos ilustres anciãos das primeiras gerações”.
Hoje, afirmou o Papa, a fecundidade do Evangelho na terra coreana e a grande herança transmitida por seus antepassados na fé podem-se reconhecer no florescimento de paróquias ativas e movimentos eclesiais, nos sólidos programas de catequese, na solicitude pastoral pelos jovens e nas escolas católicas, nos seminários e nas universidades. A Igreja na Coreia é estimada pelo seu papel na vida espiritual e cultural da nação e pelo seu vigoroso impulso missionário: de terra de missão, a Coreia tornou-se hoje terra de missionários; e a Igreja católica continua a se beneficiar de tantos sacerdotes e religiosos enviados pelo mundo. E, ao explicar o primeiro ponto da sua reflexão, o Papa disse:
“Ser ‘guardiões da memória’ significa mais do que recordar e aprender com acontecimentos do passado; significa extrair os recursos espirituais para enfrentar, com clarividência e determinação, as esperanças, as promessas e os desafios do futuro. A vida e a missão da Igreja na Coreia não se medem, em última análise, em termos exteriores, quantitativos e institucionais; mas devem ser julgados à luz do Evangelho e do seu apelo a conversão da pessoa para Jesus Cristo. Ser guardiões da memória significa dar-se conta de que o crescimento vem de Deus e, ao mesmo tempo, é fruto de um trabalho paciente e perseverante, tanto no passado como no presente”.
Entre irmãos queridos
A memória dos mártires e das gerações passadas de cristãos, afirmou ainda o Papa, deve ser realista, não idealizada nem ‘triunfalista’. Olhar para o passado, sem ouvir o chamado de Deus à conversão, não nos ajuda a prosseguir na caminhada; pelo contrário, pode até acabar por impedir ou deter o nosso progresso espiritual. 
Além de ser “guardiões da memória”, explicou o Santo Padre, os senhores são chamados também a ser “guardiões da esperança”: a esperança oferecida pelo Evangelho da graça e da misericórdia de Deus em Jesus Cristo, a esperança que inspirou os mártires. É esta esperança que somos chamados a proclamar a um mundo que, apesar de sua prosperidade material, busca algo mais, algo maior, algo mais autêntico e que dá plenitude. 
Os senhores e os irmãos sacerdotes oferecem esta esperança com o seu ministério de santificação, que não apenas conduz os fiéis às fontes da graça na liturgia e nos sacramentos, mas constantemente os impele a agir em resposta a Deus. Por isso, o Papa exortou os pastores e o clero coreanos a manterem esta esperança e a chama da santidade, da caridade fraterna e do zelo missionário na comunhão eclesial. 
Por isso, o Pontífice convidou os Bispos a permanecerem sempre ao lado dos sacerdotes, encorajando-os no seu trabalho diário, na sua busca da santidade e na proclamação do Evangelho de salvação. O Papa transmitiu-lhes a sua saudação cordial e a sua gratidão pelo generoso serviço em favor do povo de Deus.
A fraternidade gera felicidade
O Bispo de Roma prossegue dizendo que “se abraçarmos o desafio de ser uma Igreja missionária, uma Igreja que sai constantemente para o mundo e, em particular, para as periferias da sociedade contemporânea, teremos necessidade de cultivar aquele ‘prazer espiritual’ que nos torna capazes de acolher e identificar-nos com cada membro do Corpo de Cristo. 
Neste sentido, recordou o Papa, é preciso mostrar particular solicitude, nas nossas comunidades, pelas crianças e os idosos. A este respeito, quero pedir-lhes que cuidem, de modo especial, da educação dos jovens, apoiando, na sua indispensável missão, não apenas as universidades, mas também as escolas católicas, onde as mentes e os corações jovens são formados no amor de Deus e da sua Igreja, no bem, no verdadeiro e no belo, para serem bons cristãos e honestos cidadãos. E o Pontífice acrescentou:
“Ser guardiões da esperança implica também assegurar o testemunho profético da Igreja na Coréia, a fim de que continue a expressar-se na sua solicitude pelos pobres e nos seus programas de solidariedade, especialmente em favor dos refugiados e migrantes e dos que vivem à margem da sociedade. Esta solicitude deveria manifestar-se, não apenas através de iniciativas concretas de caridade, muito necessárias, mas também do trabalho constante de promoção a nível social, ocupacional e educativo. Podemos correr o risco de reduzir o nosso compromisso com os necessitados simplesmente a uma dimensão assistencial, ignorando a necessidade de cada um de crescer como pessoa e expressar com dignidade a sua própria personalidade, criatividade e cultura”. 
A solidariedade para com os pobres deve ser considerada como um elemento essencial da vida cristã; através da pregação e da catequese, fundadas no rico patrimônio da Doutrina social da Igreja, esta solidariedade deve permear os corações e as mentes dos fiéis e refletir em todos os aspectos da vida eclesial. O ideal apostólico de uma Igreja pobre e para os pobres encontrou uma expressão eloquente nas primeiras comunidades cristãs desta nação. 
Por isso, o Pontífice espera que este ideal continue a moldar o caminho da Igreja coreana na sua peregrinação para o futuro. Ele expressou sua convicção de que, se o rosto do amor sobressair na Igreja, os jovens se sentirão sempre mais atraídos para o coração de Jesus, repleto de amor divino.
O Papa Francisco concluiu seu longo discurso aos Bispos coreanos encoranjando-os, com estas reflexões sobre a sua missão e como ‘guardiões da memória e da esperança’, a fomentar a unidade, a santidade e o zelo dos fiéis na Coreia. A memória e a esperança, concluiu, nos inspiram e nos guiam para o futuro. Possam as súplicas de Maria, Mãe da Igreja, levar ao seu pleno florescimento, nesta terra, as sementes lançadas pelos mártires, irrigadas por gerações de fiéis católicos e transmitidas a todos como uma promessa para o futuro do país e do mundo. 
Ao término do encontro com os Bispos da Coréia, o Bispo de Roma retornou à Nunciatura Apostólica de Seul, concluindo assim seu primeiro dia de atividades na Coréia do Sul. (MT)

Pe. Lombardi: 
"O Papa está muito contente com acolhida"

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, encontrou-se no final da tarde desta quinta-feira com os jornalistas, em Seul, quando falou de alguns aspectos particulares deste primeiro dia da visita do Papa Francisco à Coréia.
O jesuíta declarou que “o Papa está muito contente e não está, de fato, cansado”, para em seguida comentar o fato de que a Presidente coreana ter ido à Base Aérea receber o Pontífice “não é o comum”, “o que testemunha o afeto e a gratidão do povo coreano e dos seus mais altos representantes institucionais. Na chegada, estavam muitos representantes das associações e dos movimentos eclesiais locais, quase que testemunhando que a Igreja coreana caminha junto e é uma grande família”.
A Missa celebrada privadamente pelo Santo Padre na Nunciatura Apostólica em Seul, após a saída da Base Aérea, - disse Lombardi - seguiu o “habitual protocolo da Casa Santa Marta”. Dela participaram religiosos e religiosas.
Papa Francisco feliz com a viagem
No Palácio Presidencial, o Pontífice recebeu da Sra. Park uma tela adornada com objetos decorados, típicos da tradição local.
O discurso aos bispos na Nunciatura Apostólica foi pronunciado integralmente e três foram as passagens improvisadas: “o convite aos prelados a não ceder à tentação do clericalismo - levando em consideração que os fundadores da Igreja coreana eram leigos; a recomendações de serem próximos aos párocos e aos sacerdotes e a apoiá-los no serviço pastoral e que a Igreja deve ser pobre entre os pobres, porque uma Igreja forte, em um país assim evoluído, não deve olhar ao fator econômico”.
Por fim, ao falar da visita do Cardeal Fernando Filoni ao Curdistão, como Enviado Pessoal de Sua Santidade, Lombardi leu um SMS chegado no seu celular, onde o purpurado contava ter encontrado os bispos e as autoridades civis e dava a boa notícia do dia: o nascimento de uma criança no local onde estavam os refugiados. (JE)
                                                                                  Fonte: radiovaticana    news.va
................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário