sábado, 2 de agosto de 2014

Posse do 4º Arcebispo de Pouso Alegre,

Dom José Luiz Majella Delgado


Foi muito calorosa e bonita a acolhida ao novo Arcebispo de Pouso Alegre na tarde deste sábado, 2 de agosto. Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. foi recebido por aproximadamente 3 mil pessoas. A catedral Metropolitana estava lotada. Padres, religiosos e leigos, vindos das 62 paróquias da arquidiocese constituíram um belo painel de carinho e afeto filial ao novo pastor.
Dom Majella agradece a acolhida e os aplausos
Participaram da celebração Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Arcebispo Emérito de Pouso Alegre, Dom José Alberto de Moura, Arcebispo de Montes Claros (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana, Dom João Bosco Óliver de Faria, Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Campinas (SP), Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói (RJ), Dom Antônio Fernando Brochini, Bispo de Jaboticabal (SP), Dom José Lanza Neto, Bispo de Guaxupé (MG), Dom Antônio Carlos Félix, Bispo de Governador Valadares (MG), Dom Valdir Mamede, Bispo Auxiliar de Brasília (DF), Dom Ricardo Pedro Paglia, Bispo Emérito de Pinheiro (MA), Dom José Carlos de Oliveira, Bispo Emérito de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Dom José Geraldo Oliveira do Vale, Bispo Emérito de Guaxupé (MG), Dom Joércio Gonçalves Pereira, Bispo Emérito de Coari (AM), padres e religiosos da arquidiocese e de outras dioceses, familiares e amigos de Dom Majella.
À porta da Catedral o Arcebispo foi acolhido por membros do Cabido. Foi lhe entregue o crucifixo para o ósculo e em seguida Dom Majella, após aspergir os fiéis, dirigiu-se à capela do Santíssimo para um breve momento de oração.
Visão parcial do interior da Catedral do Bom Jesus
Seguiu-se a procissão de entrada. Já no presbitério o novo Arcebispo recebeu a saudação do Núncio Apostólico. Foram então apresentadas as Letras de posse ao Cabido e realizada a leitura do documento.
Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, que se tornou o primeiro Arcebispo Emérito de Pouso Alegre, e Dom Giovanni D’Anniello entregaram o báculo a Dom Majella, que também recebeu a sede e a presidência da celebração. Seguiu-se a promessa de obediência e os cumprimentos do clero diocesano ao novo Arcebispo.
Na homilia, o novo pastor da Arquidiocese recordou o exemplo do servo de Deus Mons. Alderigi Maria Torriani, que, certa vez, questionado porque não sorria para foto, afirmou que seu sorriso era ser pároco de Santa Rita de Caldas (MG). Da mesma forma, afirmou Dom Majella, “o meu sorriso é ser bispo de Pouso Alegre” e que vinha para “servir por amor”, seu lema episcopal.  Disse ainda de seu desejo de proximidade com seu novo rebanho, concluindo: “Trago para vocês a minha pequenez. É isso que eu tenho”.
Liturgia Eucarística
No final da Eucaristia, diversos oradores sucederam-se nas homenagens: Dom José Alberto Moura, Presidente do Regional Leste II da CNBB, expressou as boas-vindas a Dom Majella a seu novo regional; Pe. Simão Cirineu saudou o novo Arcebispo em nome do clero arquidiocesano; Agnaldo Perugini, prefeito municipal de Pouso Alegre, falou em nome de todas as autoridades municipais e Dr. Virgínio Tosta, pronunciou-se em nome dos fiéis leigos.
Dada a bênção final, Dom José Luiz Majella, à porta da Catedral do Bom Jesus, recebeu por longo tempo os cumprimentos de centenas de participantes da celebração.
......................................................................................................................................................
Momentos da Acolhida e Posse 
                                                             (Fotos: Santuário de Nossa Senhora da Agonia de Itajubá)










.............................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário