segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Reflexão para o Dia dos Professores

Cumprimentando professores e professoras neste seu dia, transcrevo em sua homenagem dois parágrafos do meu livro Discípulos e missionários na paróquia (Paulus, 2010), que ressaltam a missão dos educadores na transmissão de valores e ensinamentos.

"A respeito da importância da escola, da educação e da missão dos educadores, afirmam os Bispos do Brasil: 'E um dos mais importantes espaços em que a educação ocorre é a escola, da educação básica ao ensino superior. Na escola, professores e alunos, além de pedagogos, técnicos e funcionários da educação, se encontram na construção coletiva não apenas do conhecimento, mas também de valores fundamentais para a formação integral do ser humano. Ao lado da família, a escola adquire importância fundamental na educação para os valores humanos, segundo os princípios evangélicos. Educar não consiste apenas em fornecer conteúdos técnicos ou informações objetivas. A escola é lugar privilegiado de formação e promoção integral, mediante a assimilação sistemática e crítica da cultura. A escola católica empenhe-se no resgate de sua identidade, enquanto autêntica comunidade eclesial e centro de evangelização, inserindo nela verdadeiros processos de iniciação cristã, assumindo seu papel de formadora de discípulos missionários em todos os seus extratos'.

Os educadores cristãos devem ser, tanto na escola pública quanto na escola particular, referência de idoneidade moral e de honestidade intelectual para seus alunos, agindo sempre de forma ética e responsável na orientação dos educandos. Isso se refere tanto aos professores de ensino religioso e de outras disciplinas da área de formação humana quanto aos das demais áreas. 'A profissão do educador possui uma característica específica: a transmissão da verdade. E esta característica atinge o seu sentido mais profundo no educador católico. Para ele, qualquer verdade é sempre uma participação da única Verdade. A comunicação da verdade, como realização da sua vida profissional, transforma-se no caráter fundamental da sua participação na missão profética de Cristo, que ele prolonga com o seu ensino'". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário