sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Hoje é dia de São Benedito


Conheça um pouco da vida do querido santo

São Benedito, chamado de Santo Preto, nasceu na aldeia de São Fratelo, Itália, em 1524 ou 1526 para alguns. Seus pais Diana e Cristovão, escravos, graças a sua imensa bondade, tiveram permissão para que tivessem filhos livres. Tiveram quatro: Benedito, Marcos, Baldassa e Fradella.
Benedito, desde a infância começou a temer a Deus e guardar seus mandamentos, mortificando seu corpo e reduzindo-o ao serviço do espírito. Nos joelhos da mãe aprendeu a rezar e as primeiras noções de catecismo. Cresceu ouvindo os pais falarem de Deus, da Eucaristia, e de Maria.
Sentindo-se totalmente ligado ao serviço de Deus, ainda bem jovem, vendeu o que tinha, distribuiu aos pobres e retirou-se para uma vida solitária.
Tendo o Papa Pio IV ordenado que todos os religiosos eremitas da Ordem de São Francisco se recolhessem a uma Ordem Religiosa aprovada, movido por uma inspiração, foi a Palermo, onde se recolheu ao Convento de Santa Maria de Jesus.
Humilde irmão leigo, sempre estava ocupado em todos os serviços do convento, e sempre com ânimo alegre.  Frequentemente elevado na contemplação das coisas divinas, mereceu de Deus ser favorecido com dons especiais e graças divinas.
Embora irmão leigo, iletrado, foi eleito superior do Convento, e dava lições sobre as Sagradas Escrituras, deixando a todos maravilhados. Tornou-se também conselheiro de  mestres, cardeais, vice-reis, religiosos e leigos, ricos e pobres.
A fama de santidade de São Benedito – o frei cozinheiro – é confirmada e espalhada pelo mundo todo.  Antes mesmo de sua canonização já era grande e fervorosa a devoção por ele no Brasil.
Aos 63 anos adoece mortalmente, fortalecido com os sacramentos, e depois de ter predito a hora de sua morte, entregou sua alma ao criador no dia 4 de abril de 1589.
O Papa Pio VII, depois da comprovação de muitos milagres, num processo que durou mais de duzentos anos,  inscreveu-o entre solenes festejos no Catálogo dos santos em 25 de maio de 1807.  O povo, porém, antecipou-se e, muito antes, prestou-lhe as honraria de santidade.

                                                Do Livro São Benedito, Dores e Glórias, da Prof. Zilda Augusta Ribeiro
                                             Adaptado por Maria Rita Campos Coelho Sampaio – Comissão de Liturgia
                                                                                                  Fonte: http://www.festadesaobenedito.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário