domingo, 7 de outubro de 2012

Arquidiocese de Campinas lança revista para tablets e dispositivos digitais


A revista Lumen, da Arquidiocese de Campinas, é agora a primeira publicação católica exclusivamente digital, disponível nas plataformas web online, aplicativo para tablets, smartphones e download para computadores.
A Arquidiocese de Campinas já contava com a centenária “A Tribuna”, que nasceu como “Jornal O Mensageiro”, em 1909. As publicações passaram por transformações ao longo dos anos e, agora, em 2012, dá origem a dois novos veículos: o boletim “A Tribuna”, que tem como grande inovação encerrar o sistema de recebimento via assinatura, sendo entregue diretamente às paróquias, em grande tiragem, gratuitamente e, ainda, também disponível para download no portal da Arquidiocese de Campinas; e a revista Lumen, em sua edição inaugural, concebida como um veículo exclusivamente digital, para o povo de Deus da Arquidiocese de Campinas e também todo o Brasil.
A maneira como estes dois veículos irrompem em 2012 tem como claros objetivos ser gestos concretos do que nos propôs a Campanha da Fraternidade do ano passado, que teve como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Com foco em sustentabilidade, o impresso é publicado em maior tiragem, mas com número menor de páginas e menor periodicidade, enquanto para o meio digital fica reservada a revista Lumen, com maior número de páginas.
“Hoje, as pessoas estão conectadas, sobretudo os jovens, através da Internet. Por meio das mídias digitais está se fazendo um bem imenso, algo que não vemos com os nossos olhos, mas que sabemos que é um trabalho efetivo, real e que produz muitos frutos”, afirmou o cardeal Dom Raymundo Damasceno, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, em mensagem sobre a importância dos novos meios de comunicação social por ocasião do lançamento da revista Lumen.
O surgimento de uma revista digital, produto ainda pouco desenvolvido pela Igreja no Brasil, além de estar atento à tendência dos usos tecnológicos com destaque aos smartphones e tablets (segundo a IDC Brasil, a previsão é de que até o fim de 2012 o número de tablets chegue à marca de 2,6 milhões de aparelhos e de que até 2013 sejam 5,4 milhões no país), também se dá em atenção ao Documento de Aparecida, quando aponta a preocupação de que, na evangelização, na catequese e, em geral, na pastoral, persistam ainda linguagens pouco significativas para a cultura atual e, em particular, para os jovens, diante do fato de que as mudanças culturais dificultam a transmissão da Fé por parte da família e da sociedade
É do Santo Padre Bento XVI que vem a inspiração para a Revista Lumen. Assim nos diz, em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, em 2011: “Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”. Esta é nossa missão.
                                                             
                                                             Mais informações: http://www.arquidiocesecampinas.com/lumen
                                                                                                                             Fonte: Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário