segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Neste final de semana, animada festa na Região São Francisco


Celebramos São Francisco de Assis no dia 4 deste mês. E a Região São Francisco realizará festa em homenagem a seu padroeiro na quinta (4), sexta (5) e no sábado(6) desta semana. Haverá Celebração Eucarística todas as noites, às 19h. Em seguida diversas barracas estarão abertas, com salgados e doces para todos os gostos.
Você é convidado a participar das festividades. Serão noites de oração, encontro e confraternização dos devotos do santo mais popular da humanidade. Você e sua família não podem faltar. Venham e festejemos juntos!

Conheça um pouco da vida de São Francisco

Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco Bernardone nasceu em Assis – Itália – no ano de 1181 (ou 1182). Devido à privilegiada condição social, viveu parte da juventude em uma vida descompromissada e boêmia com os amigos.
Procurou em vão seguir a carreira do pai. Aspirando às honras militares, alistou-se aos vinte anos no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa. Em Spoleto teve um sonho no qual recebeu o convite para servir "o Patrão e não o servo". Na cidade natal, o santo passou a se dedicar ao serviço de doentes e pobres. No outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, partindo da imagem de Cristo, ouviu uma voz que lhe pedia: "Francisco, restaura minha casa decadente".
São Francisco, entendendo que deveria restaurar a capelinha em que rezava, vendeu as mercadorias da loja paterna para tal fim. Seu pai, indignado, retirou-lhe a condição de seu herdeiro. São Francisco, renunciando a todos os bens materiais, iniciou sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".
O papa Inocêncio III autorizou a criação por Francisco da Ordem dos Frades Menores. Ele e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, anunciando com humildade e simplicidade ao povo aquele que se transformara na razão mais importante de suas vidas, Jesus Cristo. Poucos deles foram ordenados presbíteros, entre os quais o próprio Francisco, que nunca foi sacerdote. Talvez a humildade explique essa opção.
A Itália toda foi alcançada pelas pregações franciscanas, que conclamavam o povo a fé e à penitência. Surgiram muitas vocações a ponto da sede da Ordem, na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próximo a Assis, ficar cheia de candidatos ao sacerdócio. Foi então aberto novo convento em Bolonha.
São Francisco e sua fiel amiga Santa Clara fundaram no ano de 1212, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. O número de religiosos e religiosas tornou-se tão grande que foi necessário criar províncias em toda a Itália, chegando inclusive à Inglaterra.
A vida de São Francisco foi marca pela prática de sacrifícios, dores e chagas. Quando pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, surgiram em seu corpo as cinco chagas de Cristo. Esses estigmas geraram em Francisco grande fraqueza física. Após dois anos, foi chamado ao Reino dos Céus.
Verdadeiro poeta e amante da natureza, compôs o Cântico do Irmão Sol. Foi canonizado como santo da Igreja dois anos após sua morte. O papa Pio XII, em 1939, declarando oficialmente o pobrezinho de Assis como o "mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos", proclamou São Francisco Padroeiro da Itália.


                                                                                             
                                                                        Frei Vandrigo Zacchi em 01/08/2010 - www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário