sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Leituras do Domingo


14 de outubro - 28º Domingo do Tempo Comum


1ª Leitura: Sb 7,7-11                  Salmo: 89,12-13.14-15.16-17                  2ª Leitura: Hb 4,12-13

Evangelho: Mc 10,17-30

Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna".

Comentário

Jesus estava a caminho de Jerusalém quando alguém o procura. A missão era dura para Jesus e sua proposta de comunidade e de reino não estava agradando as autoridades. A pessoa que procura Jesus faz uma consulta em termos tradicionais: o que é preciso fazer para conseguir a vida eterna? Jesus propôs o caminho comum, os mandamentos. Mas ele não queria escutar o que todo mundo já sabe. Jesus, então, olhou-o com amor e lhe propôs algo que lhe faltava: despojar-se de tudo.

Diante da recusa do seu interlocutor, Jesus voltou-se para os discípulos, deixando claro que renunciar aos bens que amarram a vida é uma exigência do discipulado. E mostra que é impossível este despojamento se julgarmos conquistá-lo com nosso próprio esforço, cumprindo simplesmente a lei ou valendo-nos da fama de um mestre. Só a partir de uma adesão à pessoa e ao projeto de Jesus, é possível colocar em comum as próprias riquezas.

A celebração litúrgica é momento de escuta e de aprofundar nossa relação com Jesus e, nele, com o Pai. Ao esforço da comunidade de se colocar sob o apelo da palavra de Deus, há o misterioso trabalho do Espírito de Deus, que realiza a transformação dos corações.
                                                                                Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia
                                                                 Ilustração: http://noviciadocarmelitadobrasil.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário