sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Leituras do Domingo


7 de outubro - 
27º Domingo do Tempo Comum

1ª Leitura: Gn 2,18-24                   Salmo: 127,1-2.3.4-5.6 (R. cf. 5)                 2ª Leitura: Hb 2,9-11

Evangelho: Mc 10,2-16

Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E, se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

Comentário

Jesus continua o seu caminho. Os fariseus querem saber se é permitido ao homem abandonar sua mulher. Marcos imagina uma discussão pública, na presença da multidão, visto que o matrimônio interessa a todos. Jesus aceita o desafio, mas se recusa a ver o casamento a partir de permissões ou restrições. Contrapõe à lei de Moisés o projeto original de Deus que busca uma relação de igualdade e de comunhão entre homem e mulher no casamento. Não basta uma lei de proteção à mulher se o homem continua ocupando um lugar superior em relação a ela.

Ao contexto geral do casamento pertencem também as crianças. Eram desejadas e estimadas, mas não gozavam de plena consideração, enquanto não se tornassem adultas capazes de observar a lei. Exatamente por isso têm livre acesso a Jesus e se tornam, pela sua simplicidade (sem preconceitos) e pelo espírito filial, um sinal de como acolher o reino de Deus.

Desde o início da bíblia, Deus revelou que a relação amorosa entre o homem e a mulher é o mais forte sinal da sua aliança com a humanidade. Jesus confirma isso e, quando reuniu os companheiros para fazer parte da sua comunidade, fez com eles uma aliança de amizade. Na última ceia, disse aos discípulos: “Não chamo vocês de servos, mas de amigos, porque confidenciei a vocês tudo o que recebi de meu Pai”. Conforme a tradição, ele foi traído por um amigo.

Pode acontecer, tanto no casamento como na amizade, que, por qualquer motivo, de uma hora para outra uma pessoa ponha a perder uma relação construída com esforço e fidelidade. Mas, apesar disso, a relação amorosa e a amizade são os sinais mais sensíveis do rosto de Deus brilhando na terra dos humanos. Dietrich Bonhoeffer, na prisão, condenado pelos nazistas, escreveu: “A amizade sempre pode ser traída. O próprio Jesus passou por isso. Devemos ser mais cuidadosos na escolha das pessoas de nossa confiança. Mas se não confiarmos em alguém, que alegria ainda teria esta vida?”

A celebração litúrgica é renovação da aliança de Deus com o seu povo e momento de retomar o caminho da convivência humana, como a única saída para os conflitos e como sinal da comunhão com Deus. É tempo de assumir a paciência diante dos fracassos que possam ter acontecido; “o fracasso de um amor, não é o fracasso do amor” nos lembra Jean Yves Leloup. É sempre tempo de despertar o coração para buscar a unidade em cada encontro e amizade.
                                                                                Fonte do Comentário: Site da Revista de Liturgia
                                                                                                       Ilustração: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário