sábado, 27 de outubro de 2012

Dois bispos do Brasil nomeados para serviços na Cúria Romana


O Papa Bento XVI nomeou, neste sábado, 27 de outubro dois bispos brasileiros para  trabalhar em organismos da Santa Sé: dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém (PA), como membro do Pontifício Cor Unum, também conhecido como "Conselho da caridade do Papa", e dom Francesco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) como membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.
Nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Alberto foi ordenado no dia 6 de julho de 1991, em Nova Lima – MG. No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas e nomeou Dom Alberto como seu primeiro Arcebispo. Em Palmas permaneceu até março de 2010, tendo implantado as principais estruturas da vida eclesial, como a Cúria Metropolitana, Fundação do Seminário e implantação de trinta e cinco das atuais trinta e seis paróquias da Arquidiocese. Foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará no dia 30 de dezembro de 2009, tendo tomado posse em 25 de março de 2010. É o décimo Arcebispo de Belém e o vigésimo Bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica.

Já foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM - e presidente do Conselho Episcopal Centro-Oeste da CNBB. É membro da Comissão Episcopal para Textos Litúrgicos da CNBB. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica, função que continua a exercer. É membro do Conselho Administrativo da Fundação “Populorum Progressio”, criada por João Paulo II para ajuda às populações camponesas, indígenas e afro-americanas da América Latina, tendo sido seu Vice-presidente por dois mandatos.

Dom Francesco Biasin nasceu em Arzercavalli Pádua na Itália, no dia 6 de setembro de  1943. É filho de Attilio Biasin e Vitória Biasin. Foi ordenado sacerdote em 20 de abril de 1968 e veio para o Brasil em 1972, colaborar como sacerdote na Diocese de Petrópolis (RJ). Foi pároco da Catedral de Duque de Caxias e compôs a equipe de formação do Seminário Paulo VI, Nova Iguaçu, e responsável pelo Centro de Formação de Pádua. Recebeu a ordenação episcopal em 12 de outubro de 2003. Seu lema é Dar a vida pelos irmãos. Foi nomeado para a Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, em 8 de junho de 2011, transferido da Diocese de Pesqueira (PE). É presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso.
                                                                                                                         Fonte: Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário