sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Abertura do Ano Santo na Festa da Padroeira em Aparecida


Nem mesmo a chuva tirou o brilho da missa solene da Festa da Padroeira 2012. Milhares de devotos lotaram o Santuário Nacional e acompanharam a missa solene das 10h presidida por Dom Claudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo.
A celebração contou com a presença do Governado do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Deputado Federal Protógenes Queiroz e de outras autoridades civis, militares e eclesiais.
No início da celebração o Reitor do Santuário Nacional, Padre Darci Nicioli, leu carta do Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, em que diz que a celebração solene de hoje abre oficialmente o Ano da Fé no Brasil.
Ao som da Soprano Rosiane Brandão, que veio homenagear a Padroeira do Brasil, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada em um carro andor que representava um barco com os três pescadores e o encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul.
Em sua homilia, Dom Claudio Hummes saudou os padres redentoristas, as autoridades, e todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida e disse que o momento é de louvor e celebração da alegria de sermos católicos e de termos fé. “Hoje celebramos a festa da Mãe e Rainha do Brasil e abrimos o Ano da Fé aqui no Brasil. Nossa Senhora Aparecida é aquela que intercede por cada um de nós, por todo povo brasileiro. Ela pede por todos nós e sabe que Deus acolhe com grande carinho. Viemos aqui no Santuário para agradecer e pedir bênçãos”, disse.
Dom Claudio disse que Nossa Senhora recebe os pedidos de seus filhos e ilumina os caminhos de todos eles. “Ela não retém ninguém junto dela e sim nos leva a Jesus Cristo, seu filho. Ela nos conduz a Ele e afirma ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’. Ela sabe que Deus é que dá sentido a tudo e nos faz compreender o nosso destino e nosso caminho”.
O Cardeal lembrou que é a Fé que transforma a nossa vida e que temos que ter a certeza disso. “Com fé nossa vida tem sentido e nos enche de esperança. Nossa Senhora quer sempre nos guiar ao seu filho e precisamos acreditar nisso. Nesse ano que o Papa Bento XVI proclamou de Ano da Fé, devemos renovar e fortalecer nossa fé e lutar contra a cultura que mina a fé religiosa e que deixa de lado suas raízes. O Papa está preocupado com a situação e nos pede para rezemos, que levemos Deus para nosso próximo e que mostremos a alegria de sermos católicos”, afirmou.
Dom Claudio terminou suas palavras citando a nova evangelização que se trata da disseminação da fé nessa nova cultura. “O Ano da fé pretende renovar a fé em cada um de nós. Renovar a nossa adesão a Jesus Cristo, nos alegrando e querendo saber mais sobre isso. Escutando a palavra de Deus com mais frequência podemos renovar a nossa fé, renovar o encontro com Ele. A medida que nos abrimos Deus nos transforma. Que possamos celebrar com alegria a nossa fé e viver a fé junto a nossa família e amigos”, finalizou.

Acompanhe a mensagem da CNBB

                                                                                                                                Fonte: Portal A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário