quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Papa nomeia novos bispos para Marabá (PA) e Petrópolis (RJ)


Na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a nomeação feita pelo papa Bento XVI de bispos para duas dioceses: para Marabá (PA), do padre Vital Corbelini; para Petrópolis (RJ), de dom Gregório Paixão.
Padre Vital Corbenili é presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul (RS). Além de grande atuação nas paróquias e no campo da formação, também serviu como animador das pastorais da juventude e da pastoral presbiteral. De 2008 até 2011, foi vigário-geral da diocese. Participou, como missionário, do projeto “Igrejas-Irmãs”, da CNBB, atuando em Cuiabá (MT) e atualmente na diocese de Ji-Paraná (RO). A diocese de Marabá, para onde foi nomeado, estava vacante desde abril, quando renunciou, por motivos de idade, dom José Foralosso, que veio a falecer em agosto passado. Neste período, atuou na diocese como administrador apostólico o bispo prelado de Cametá (PA), dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces. 
Dom Gregório Paixão é membro da Ordem de São Bento. Natural de Aracaju (SE),  possui quatro irmãos, sendo um deles monge beneditino. No Mosteiro de São Bento da Bahia exerceu quase todos os ofícios monásticos, inclusive como mestre de noviços e prior. Estudou piano e órgão de tubos, além de artes plásticas no atelier do renomado pintor Waldo Robatto. Em 1987, foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro onde cursou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma. Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993, por dom Lucas Cardeal Moreira Neves. 
Possui doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda), da qual é professor convidado desde 1998. Possui 14 livros publicados, além de diversos artigos escritos para revistas nacionais e estrangeiras. Em 29 de julho de 2006 foi eleito bispo de Fico, na Mauritânia, trabalhando como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo também secretário do Regional Nordeste 3, da CNBB, e membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia.
                                                                                                                           Fonte: Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário