quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Abertura do Ano da Fé

O mundo todo em sintonia com o Ano da Féaberto hoje, 
11 de outubro, pelo Papa Bento XVI no Vaticano.



A abertura aconteceu às 10h horário de Roma (05h horário de Brasília) com a presença dos bispos sinodais e os presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo.
Diversos lideres da Igreja participaram da celebração de abertura do Ano da Fé que marcou ainda os 50 anos do Concílio Vaticano II, e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.
Durante a abertura do Ano da fé o Papa Bento XVI ressaltou que é preciso ser preencher o vazio espiritual que se observa no tempo atual.
“Se a Igreja hoje propõe um novo Ano da Fé e a nova evangelização, não é para prestar honras, mas porque é necessário, mais ainda do que há 50 anos!” – exclamou. “Nas últimas décadas, observamos o avanço de uma "desertificação" espiritual, mas, no entanto, é precisamente a partir da experiência deste vazio que podemos redescobrir a alegria de crer, a sua importância vital para nós homens e mulheres. E no deserto existe, sobretudo, necessidade de pessoas de fé que, com suas próprias vidas, indiquem o caminho para a Terra Prometida, mantendo assim viva a esperança. A fé vivida abre o coração à Graça de Deus, que liberta do pessimismo” reforçou.
Três brasileiros estiveram ao lado do Papa na abertura do Ano da Fé,o Cardeal-Arcebispo emérito de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo; o Bispo emérito de Iguatu, Ceará, Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago e Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal-Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Dom Raymundo Damasceno Assis falou em entrevista que o Ano da Fé deve ser um tempo de conversão a Deus.
“Eu acredito que são três importantes objetivos do Ano da Fé, conversão mais completa a Deus, o fortalecimento da nossa Fé no Cristo Ressuscitado e a nossa missão de sermos missionários”, afirmou.
Com a abertura do Ano da Fé e a comemoração do aniversário de 50 anos do Concílio Vaticano II e de 20 anos da publicação do catecismo da Igreja Dom Raymundo falou sobre as ações da CNBB.
“Da nossa parte na CNBB estamos promovendo mais uma vez a publicação dos documentos do Concilio Vaticano II e também o estudo do Catecismo da Igreja Católica e do seu compêndio com uma edição revisada com a linguagem melhorada em condições mais econômicas para fácil aquisição dos leigos”,  contou.
Remetendo ao encerramento do Concílio, em que Paulo VI entregou uma série de mensagens ao Povo de Deus. As mesmas mensagens foram entregues por Bento XVI a diversas categorias de pessoas: aos governantes, aos representantes da ciência e do pensamento, aos artistas, às mulheres, aos trabalhadores, aos pobres, aos doentes e aos que sofrem, aos jovens.
E sendo também essa data a comemoração do 20º aniversario do Catecismo da Igreja Católica, o Santo Padre entregou uma cópia do mesmo, em edição especial publicada para o Ano da Fé, a dois representantes dos catequistas.
                                                                                Fonte: www.a12.com - Ilustração: www.vatican.va                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário