quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hoje é dia de São Francisco de Assis

Após a doação de sua vida, no anoitecer do dia 3 de outubro de 1226, Deus acolhe Francisco em seus braços e, no dia seguinte, seus irmãos entregam seu corpo à mãe Terra. Neste vídeo, com cenas do filme Francisco e Clara, ouve-se o Cântico das Criaturas, composto por São Francisco.


                                                                        Enviado por Aventors em 23/11/2008 - www.youtube.com

Neste outro vídeo, com cenas do filme Irmão Sol, Irmã Lua de Franco Zeffirelli, ouve-se a música de Claudio Baglioni, cujo texto foi escrito a partir do Cântico das Criaturas. Em português o nome dado à música foi Doce é sentir. A letra da música, em italiano e português, está em seguida ao vídeo. Sobre a vida de São Francisco, confira na coluna à esquerda o link  Neste final de semana, animada festa na Região São Francisco.


                                                                Enviado por badailsedici em 16/06/2010 - www.youtube.com

Fratello Sole, Sorella Luna                   Doce é sentir


Dolce è sentire come nel mio cuore               Doce é sentir em meu coração:
ora umilmente sta nascendo amore                humildemente vai nascendo o amor.
Dolce è capire che non son più solo               Doce é saber não estou sozinho,
ma che son parte di una immensa vita            sou uma parte de uma imensa vida,

Che generosa risplende intorno a me              que, generosa, reluz em torno a mim,
Dono di lui del suo immenso amore                imenso dom de teu amor sem fim.


Ci ha dato il cielo e le chiare stelle                 O céu nos deste e as estrelas claras,
Fratello Sole e sorella Luna                           nosso irmão Sol, nossa irmã a Luz,
La madre terra con frutti, prati e fiori
            nossa mãe Terra com frutos, campos, flores,
il fuoco, il vento l’aria e l’acqua pura              o fogo e o vento, o ar e a água pura,
fonte di Vita per le sue Creature
                   fonte divina de suas criaturas.


Dono di lui del suo immenso amore                Imenso dom do teu amor sem fim,
Dono di lui del suo immenso amore
               Imenso dom do teu amor sem fim.

Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

                                                                 Fonte da ilustração: http://www.franciscanasalcantarinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário