sexta-feira, 14 de março de 2014

Paróquia São José - Paraisópolis (MG)









5º dia da Novena em Louvor a São José e 
Posse Canônica do Padre Sebastião Márcio Maciel


Na 5ª noite da Novena em Louvor a São José, participaram centenas de fieis de nossa cidade e visitantes de diversas paróquias, que também vivenciaram uma cerimônia muito bonita e edificante, a Posse Canônica do novo pároco, Padre Sebastião Márcio Maciel, até então vigário paroquial.
O Presidente da Celebração Eucarística foi o arcebispo de de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho. Concelebraram mais de vinte sacerdotes, entre os quais, Padre Vanir Ramos Barbosa, agora vigário, Cônego Braz Tenório Rocha, e o novo pároco.
Dom Ricardo apresenta o novo pároco à Assembléia
No início da missa, Padre Omar Aparecido Siqueira fez a leitura do Decreto de Nomeação do Padre Sebastião Márcio Maciel.
Dom Ricardo Pedro, em sua homilia, lembrando que foi o próprio Padre Vanir que solicitou a mudança das funções, destacou o competente trabalho administrativo e pastoral do sacerdote à frente da Paróquia São José por quase vinte anos e o agradeceu por sua dedicação e espírito de humildade. Chamou atenção, em seguida, para as virtudes do novo pároco, Padre Sebastião,sacerdote jovem ainda, mas com a maturidade suficiente para bem conduzir e caminhar com o povo na construção do reino de Deus. Desejou-lhe muitas alegrias à frente das comunidades que formam a paróquia, que passa a dirigir.
Segundo Dom Ricardo, São José não apenas deve ser venerado em seu exemplo de vida e serviço ao Senhor. É também modelo para os sacerdotes na vivência de sua vocação a serviço dos projetos de Deus.
Padre Sebastião fez a profissão de Fé, recebeu o Livro dos Evangelhos, renovou seu compromisso sacerdotal. Dom Ricardo entregou-lhe as chaves da igreja, conduziu-o ao confessionário, à pia batismal e ao sacrário. Em cada local houve um breve ritual pelo qual o Bispo lembrou ao empossado o profundo significado das atribuições do presbítero. Em seguida, Dom Ricardo o conduziu a sede da Presidência Eucarística e o apresenou a assembléia, que aplaudiu o novo pároco.
Padre Sebastião Márcio dirigiu uma saudação à assembleia. Disse estar consciente da responsabilidade da missão que assume, mas que com a ajuda de Deus e a colaboração dos paroquianos terá as condições necessárias para essa nova etapa de sua vida sacerdotal. Agradeceu a amizade e o apoio do Padre Vanir e do Cônego Braz, a quem solicitou continuada assistência.
No final da missa, Dom Ricardo Pedro, Padre Vanir e Padre Sebastião foram homenageados pela comunidade. Seguiu-se a leitura da Ata de Posse pelo padre Omar. A ata foi assinada pelo bispo, pelo novo pároco, pelos sacerdotes e pelas representantes da comunidade, Marilurdes Lima Santos e Eliane Almeida Santos.
O novo pároco apresentou então à assembleia, visitantes e paroquianos, seu reconhecimento pela participação na Cerimônia de Posse. Com a bênção final encerrou-se celebração.
.............................................................................................................................................................
Momentos da Celebração








































































































































.............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário