sexta-feira, 14 de março de 2014

Homenagem ao querido sacerdote

Valeu, Padre Vanir!

Janeiro de 1979. Monsenhor João Faria, pároco da Paróquia São José, ganhava como colaborador um jovem sacerdote, pouco mais de um ano e meio de padre. Começava naquele mês uma bonita história recheada de dinamismo, doação e testemunho de fidelidade a Cristo e à sua Igreja.
Padre Vanir Ramos Barbosa, filho de Caldas (MG), com formação redentorista – estudou nas casas de formação dos Filhos de Santo Afonso – vivia sua primeira experiência como vigário cooperador. Em perfeita sintonia com o então Cônego João Faria, foi aos poucos conhecendo as comunidades e tecendo laços de amizade com todos. Após um ano, com a nomeação tornou-se vigário substituto e, após dois anos, foi nomeado pároco de nossa paróquia.
Padre Vanir é aplaudido pela assembleia
4ª noite da Novena de São José - 13 de março de 2014
Esteve à frente da paróquia São José até o início de 1988. Nesse período, deu continuidade à implantação das reformas promovidas pelo Concílio Vaticano II, iniciada pelo pároco antecessor. Trouxe para nossa cidade as Missões Redentoristas, responsáveis por mudanças significativas na ação pastoral paroquial. Com apurada competência administrativa, além de melhorias em capelas urbanas e rurais, promoveu, no ano de 1982, reformas na Matriz de São José. Nesse mesmo ano construiu o prédio da Rádio Paraisópolis. De junho de 1985 a setembro de 1986, com recursos obtidos junto à Adveniat, construiu o Centro Pastoral São José, de grande utilidade para a catequese de crianças, jovens e adultos.
Padre Vanir foi então chamado a exercer o ministério em outras paróquias. E, após dezesseis anos, no dia 10 de janeiro de 2004, tomou posse na direção da Paróquia São José, tornando-se o único sacerdote com dois períodos de pároco em nossa cidade.
Mais uma vez, promoveu as Missões Redentoristas na paróquia e realizou diversas atividades sugeridas pelas Assembleias Arquidiocesanas de Pastoral. A necessidade de melhor atender as comunidades levou-o a construir mais dois centros pastorais, São Geraldo, inaugurado em 2005, e São Francisco, em 2009. E, de 2005 a 2013, Padre Vanir, com a colaboração e generosidade dos paroquianos, empreendeu uma desafiadora missão, efetuar necessárias reformas estruturais na Matriz de São José e restaurar seus artísticos painéis e adornos internos. Período de muito trabalho, que resgatou para os paraisopolenses seu mais belo patrimônio religioso. O templo dedicado ao nosso padroeiro tornou-se novamente um dos mais belos da região.
Muitas são as qualidades do Padre Vanir, que tem demonstrado seu amor e carinho por nossa terra. Como já mencionado, algumas se sobressaem: sacerdote fiel à vocação, dedicado ao serviço do povo, aberto ao diálogo, dinâmico e empreendedor. Nada afeito a reconhecimento e honrarias, sempre discreto e simples, um sacerdote com grande traço de humildade. Humildade que o levou a sugerir a Dom Ricardo Pedro que nomeasse seu vigário paroquial, Padre Sebastião Márcio Maciel, como novo pároco e o designasse seu vigário. Gesto que o enobrece ainda mais e dignifica seu sacerdócio. Padre Vanir, cuja provisão como pároco iria até 2016, torna-se agora vigário paroquial.
Somados os dois períodos em que exerceu seu ministério em nosso meio, são mais de dezenove anos no serviço aos paraisopolenses. Mais da metade de sua vida de sacerdote – trinta e seis anos – Padre Vanir viveu em nosso meio. Para o desenvolvimento espiritual de todos nós, que muito crescemos na fé devido ao seu ministério, e o admiramos, pedimos a Deus que por muitos e muitos anos ele possa ainda estar conosco.
Numa expressão muito popular e sincera nós lhe expressamos nosso reconhecimento e gratidão: valeu, Padre Vanir! Valeu, continua e continuará valendo a fraterna e enriquecedora convivência conosco! Que Deus o recompense com saúde e muitas alegrias!
                                                                                      _________________________
                                                                                               Luiz Gonzaga da Rosa
..............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário