sexta-feira, 28 de março de 2014

Papa Francisco no final desta manhã:

"A Confissão não é um tribunal de condenação, 
mas experiência de perdão e de misericórdia!"

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu em audiência, no final desta manhã, cerca de 600 participantes do Curso sobre Foro interno, promovido pela Penitenciaria Apostólica.
Em seu discurso, o Papa ressaltou a relevância deste curso, pois contribui para a formação de bons confessores – vista a importância deste ministério. 
Aos sacerdotes, o Pontífice recordou que o protagonista do Sacramento da Reconciliação é o Espírito Santo, que confere ao penitente a vida nova transmitida pelo Ressuscitado.
"A misericórdia é o coração do Evangelho"
O confessor deve acolher o penitente não com uma atitude de juiz, nem mesmo de um simples amigo, mas com a caridade de Deus, com o amor de um pai que vê o filho voltar e vai ao seu encontro, do pastor que reencontra a ovelha perdida. “O coração do sacerdote é um coração que sabe se comover, não por sentimentalismo ou por mera emotividade, mas pelas ‘vísceras de misericórdia’ do Senhor!”
Retomando a tradição, Francisco indicou o dúplice papel do confessor: curar como um médico e absolver como um juiz, doando generosamente a vida nova de Cristo. “A misericórdia é o coração do Evangelho. (...) Não nos esqueçamos que os fiéis têm dificuldade em se aproximar deste Sacramento, seja por razões práticas, seja pela dificuldade natural de confessar a outro homem os próprios pecados. Por esta razão, é preciso trabalhar muito sobre nós mesmos, sobre a nossa humanidade, para jamais sermos um obstáculo, mas para favorecer sempre a aproximação à misericórdia e ao perdão.” Às vezes, constatou, algumas pessoas se afastam desse Sacramento depois de uma experiência negativa com o confessor, que foi imprudente e deixou faltar amor pastoral.
Todavia, advertiu o Papa, é preciso estar atentos a dois opostos extremos: o rigorismo e o laxismo. “Nenhum dos dois faz bem, porque na realidade não levam o penitente em consideração. Ao invés, a misericórdia ouve realmente com o coração de Deus e quer acompanhar a alma no caminho da reconciliação. A Confissão não é um tribunal de condenação, mas experiência de perdão e de misericórdia!.”
Consciente das dificuldades que muitas vezes a Confissão encontra, o Papa ressaltou que é importante que as dioceses e as comunidades paroquiais deem uma atenção especial a este Sacramento, recomendando que em cada paróquia os fiéis saibam quando podem encontrar os sacerdotes disponíveis. “Quando há fidelidade, os frutos se veem”, concluiu. (BF)








A Festa do Perdão começa hoje

Cidade do Vaticano (RV) – Com uma celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, começa na tarde desta sexta-feira, 28, a iniciativa “24 horas para o Senhor”. Na cerimônia, o Papa vai confessar pessoalmente alguns fiéis.
Três igrejas do centro de Roma ficarão abertas durante toda a noite para orações e confissões. “Será uma festa do perdão à qual vão aderir dioceses e paróquias do mundo todo”, disse Francisco, no último domingo.
Jovens pertencentes a várias realidades eclesiais serão “os novos evangelizadores” de seus coetâneos, convidando-os a entrar nas igrejas, onde padres estarão à disposição para quem quiser se confessar. Sábado, às 17h, na igreja de Santo Spirito in Sassia, Dom Rino Fisichella celebrará as vésperas do IV Domingo de Quaresma, encerrando a iniciativa. O Pontifício Conselho para a Nova Evangelização é o promotor das “24 horas para o Senhor”. 
A Rádio Vaticano transmite ao vivo, da Basílica de São Pedro, a celebração penitencial de abertura da iniciativa, a partir das 16h50 (12h50 no horário de Brasília), com comentários em português. Padre José Raimundo dos Santos, da Diocese de Amargosa, na Bahia, é estudante em Roma e colabora com o Programa Brasileiro. Ele nos esclarece sobre o significado desta celebração. (CM)
Fonte: radiovaticana.va     Foto: arquidiocesedecampogrande.org.br     Banner:  news.va       
.................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário