quarta-feira, 5 de março de 2014

Inicia-se nesta Quarta-Feira de Cinzas o

Tempo da Quaresma

O Tempo da Quaresma tem quarenta dias, com início na quarta-feira de cinzas e se  estendendo até a quinta-feira da Semana Santa, antes da Celebração da Última Ceia do Senhor, quando se inicia o Tríduo Pascal. Esse é um tempo de reflexão e de conversão. Os cristãos se preparam para a Páscoa, a festa maior do calendário, centro fundamental do mistério pascal de Cristo.
Em preparação à Páscoa
Durante a Quaresma, os cristãos têm como tripé de conversão a Oração, a Penitência e a Caridade. A Oração não se restringe a mera repetição de fórmulas prontas, mas à leitura orante da Palavra, que leva a confrontar a própria vida com a vontade de Deus e a uma profunda conversão.
A Penitência, expressa no Jejum também não se resume em deixar de ingerir determinados alimentos, ou simplesmente deixar de alimentar-se em alguns dias, mas a penitência deve nos levar à introspecção, à experiência de solidariedade para com os menos favorecidos. A Caridade tem que ter o seu sentido de partilha resgatado, pois esse é o verdadeiro espírito cristão da palavra, dar do que se tem e não do que está sobrando, pois o que nos sobra não nos pertence, o que nos sobra está faltando para alguém. Partilhar é dividir o que temos: “quem tem duas túnicas, dê uma a quem não tem“. Esse é um gesto de amor.
A Quaresma é um período de retiro espiritual, onde cada um deve recolher-se e meditar sobre os mistérios da salvação em busca de um novo caminho para a própria vida e também para a sociedade.
O período de quarenta dias remete aos quarenta dias que Jesus passou no deserto, preparando-se para assumir a sua missão; também lembra os 40 anos do povo hebreu no deserto se preparando para entrar na terra prometida; e lembra ainda os 40 dias do dilúvio, e os dias que Moisés e Elias ficaram na montanha. Enfim, simbolicamente é um tempo de preparação para usufruir de uma nova vida, conforme o projeto de Deus.
                                                                      Maria Aparecida de Cicco - Teóloga
                      Fonte: universovozes.com.br     Ilustração: blogdoguedes.blogspot.com.br
.................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário