terça-feira, 6 de maio de 2014

Temas principais desta terça-feira na 52ª Assembleia da CNBB

Teologia, Copa do Mundo e Ecumenismo 
na coletiva dos bispos

Dom Sérgio, Dom Anuar e Dom Dimas Lara
A três dias do final da 52ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos começam a fechar os principais temas de reflexão. Nesta terça-feira (6) foram apresentadas aos jornalistas as ações pastorais da Igreja do Brasil relacionadas à Copa do Mundo, ao Ecumenismo e a formação teológica.
Atenderam a imprensa, o arcebispo de Maringá (PR) e referencial da Pastoral do Turismo, dom Anuar Battisti; o bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo, dom Francesco Biasin; e o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, dom Sérgio da Rocha.
A formação teológica
Dom Sérgio da Rocha evidenciou em sua fala o tema que mais ocupou a apresentação da Comissão da Doutrina aos bispos nesta terça-feira. “Queria destacar a importância da própria teologia, da tarefa do teólogo e, sobretudo do diálogo da Igreja representado pelo magistério com a teologia e nesse momento em que nós estamos buscando essa renovação pastoral, essa renovação missionária da Igreja”, disse o arcebispo.
Dom Sérgio Rocha
A Comissão da Doutrina trouxe para a mesa dos bispos a situação da teologia e particularmente, a teologia no Brasil. O tema foi escolhido pela Comissão após um encontro do referido organismo com presidentes de associações de teólogos do país. A partir desse encontro, o arcebispo explicou que foram lançadas constatações e desafios para a formação teológica e com isso, a apresentação aos bispos tinha como motivação principal “ressaltar a importância da teologia”, “estimular o interesse pela questão teológica” e também promover o “crescimento dos centros de formação teológica pelo país”.
Para dom Sérgio, a teologia tem sua importância porque contribui diretamente com o Tema Central da assembleia dos bispos. “A teologia tem uma contribuição imensa porque não é possível fazer pastoral avançar pastoralmente se nós não tivéssemos uma base sólida teológica e seus fundamentos não fossem adequados e por isso nesse momento de ‘efervescência pastoral’ nós temos de fato uma necessidade ainda maior desse diálogo com a própria teologia”, enfatizou dom Sérgio.
Por fim, o arcebispo apresentou os desafios lançados na reunião com as associações de teólogos do país: a presença da teologia nas universidades, o diálogo com as ciências da religião, a formação para o serviço teológico ao valorizar a formação dos futuros teólogos e de centros de estudo, e por fim, a necessidade de aprofundamento da identidade católica da teologia para que possa contribuir de maneira eficaz no debate teológico.
Ecumenismo e diálogo inter-religioso
Dom Francesco Biasin começou frisando a tarefa primordial da Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso que busca favorecer o diálogo em um tempo de pluralismo religioso, e enfatizou que nesse caminho devem persistir a valorização do diferente, o respeito e o acolhimento da riqueza das diversas religiões.
Dom Francesco Biasin
Dom Francesco informou que neste dia, a assembleia promoverá uma celebração ecumênica com representantes da Igreja Católica Armênia; Igreja Ortodoxa de Antioquia, da Igreja Episcopal Anglicana no Brasil, a secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Romi Bencker, entre outras entidades ecumênicas de serviço. A celebração será guiada pelo tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ‘Acaso Cristo está dividido’.
O presidente da Comissão encerrou sua fala dizendo que o ecumenismo encontra no pontificado do Papa Francisco um clima muito favorável. “A presença na Igreja do Papa Francisco há um ano e meio é uma presença que favorece enormemente o diálogo entre as igrejas e também o diálogo inter-religioso”. 
Copa do Mundo 2014
O bispo referencial da Pastoral do Turismo, dom Anuar Battisti apresentou à imprensa as ações que a Igreja irá executar durante a Copa do Mundo, especialmente com o projeto ‘Copa do Mundo, Dignidade e Paz’ promovido pela Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e pela Pastoral do Turismo. O projeto consiste em incentivar a paz e a harmonia durante o evento e realizar ações de combate a violência e realidades que denigrem a dignidade da pessoa.
Dom Anuar Battisti
Lembrando a mensagem que a CNBB emitiu em março passado sobre a Copa do Mundo, dom Anuar lembrou que a Igreja tem a missão de evangelizar também neste momento e “não ficar assistindo das arquibancadas, mas entrar no campo do jogo da vida e aí marcar a grande vitória que é a vitória da vida”.
O projeto contempla ações que foram dialogadas com representantes das cidades sedes da Copa do Mundo, incluindo um folder. O material apresenta o 'Cartão Vermelho' à diversas realidades relacionadas com o evento e o 'Gol da Vitória' que pretende ser estímulo para ações de combate a violência e para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e favorecidos durante o campeonato mundial. 
                                                                                             Texto e fotos: a12.com 
...............................................................................................................................  

Nenhum comentário:

Postar um comentário