sexta-feira, 23 de maio de 2014

Viagem apostólica do

Papa Francisco à Terra Santa

Papa Francisco como seus antecessores, João Paulo II e Bento XVI, visitará a Terra Santa nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio. A viagem acontece na celebração dos 50 anos do encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca de Atenágoras, ocorrido em Jerusalém em 1964. Paulo VI foi o primeiro pontífice a visitar os lugares da vida, morte e ressurreição de Jesus, desde os dias de São Pedro. Essa será a segunda viagem apostólica internacional do Papa Francisco.
A viagem será “muito breve e muito intensa” como foram os três dias de viagem do Papa Paulo VI, disse padre Federico Lombardi ao apresentar o programa da viagem à imprensa.
Pedro e André,
Paulo VI e Atenágoras, Francisco e Bartolomeu I
O Pontífice visitará os Estados da Jordânia (Amã), Palestina (Belém) e Israel (Jerusalém). Segundo o Patriarca latino de Jerusalém, D. Fouad Twal, a visita é um momento determinante para a aproximação entre católicos, muçulmanos e judeus e para estabelecer um diálogo entre os povos.
Papa Francisco irá acompanhado de dois amigos, o rabino Abraham Skorka e o muçulmano, Omar Ahmed Abud, com os quais mantém uma relação de amizade desde quando era cardeal na Argentina.
O evento mais importante da viagem acontece no domingo (25) a tarde, em Jerusalém, no encontro do Santo Padre com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, líder espiritual de aproximadamente 300 milhões de cristãos ortodoxos. O encontro acontecerá na mesma sala onde Paulo VI se encontrou com Atenágoras há 50 anos. O encontro será privado e depois seguirá com a assinatura de uma declaração conjunta, como aconteceu com todos os papas que visitaram a Terra Santa. Em seguida, os dois se dirigem à Basília do Santo Sepulcro onde ocorrerá uma Celebração Ecumênica, um evento fundamental da viagem do Papa Francisco.
O Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos destacou duas outras duas dimensões importantes na viagem do Papa Francisco, além do encontro histórico. “Haverá três dimensões: ecumênica, no encontro com o Patriarca Bartolomeu I e com a celebração ecumênica, durante a qual o Papa encontrará também os outros patriarcas: o greco-ortodoxo de Jerusalém e o Patriarca da Igreja Apostólica Armênia; depois se dará espaço ao Judaísmo com as visitas oficiais; e além disso, naturalmente, a visita ao Muro das Lamentações, ao Yad Vashem, a visita ao túmulo de Herzl… são todos encontros importantes. Por fim, se terá também o encontro com o Grão-Mufti de Jerusalém, e assim se acrescenta a dimensão inter-religiosa, sobretudo com o Islã”, explicou.
Paulo VI no encontro com Atenágoras no dia 5 de maio de 1964 disse: “Desejamos, sinceramente, que as boas intenções encontradas nestes últimos tempos, de um lado e do outro, e que se confirmam com este encontro abençoado de pessoas e de almas, levem a uma mútua comunhão e a uma maior submissão à vontade de Deus”.
Na audiência geral desta quarta-feira, 21, Papa Francisco ponderou que sua viagem à Terra Santa é “estritamente religiosa” e tem dois objetivos: celebrar os 50 anos do encontro de Paulo VI com o Patriarca Atenágoras e rezar pelo mundo.

                   Veja AQUI a programação completa da viagem do Papa
                                                                                              Fonte: a12.com
.....................................................................................................................  

Nenhum comentário:

Postar um comentário