quinta-feira, 1 de maio de 2014


São José, protetor dos trabalhadores

Cidade do Vaticano (RV) - Em virtude dos movimentos trabalhistas surgidos no século XX, o Papa Pio XII instituiu em 1955 a festa de São José Operário.
O objetivo do Pontífice foi oferecer ao trabalhador um modelo e um protetor
A visão dignificante e santificadora do trabalho está nas origens da própria Revelação quando se lê que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo, que o mundo e o homem são obras de suas mãos.
Jesus nos falou: “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho”.
São José, abençoai trabalhadores e desempregados!
Também Jesus quis se apresentar como o filho do carpinteiro e também ele estava presente na oficina de Nazaré.
Não podemos deixar na sombra a figura de Maria em seu trabalho de dona de casa, cozinhando, limpando a casa, lavando as roupas de sua família. 
Por último vale a frase de São Paulo “quem não quiser trabalhar não deverá comer e que coma o fruto de seu trabalho”.
São José é o protetor dos trabalhadores. Já escrevia Leão XIII em sua encíclica Rerum Novarum: “ Os proletários e os operários têm como direito especial recorrer a São José e de procurar imitá-lo. José, de fato de família real, unido em matrimônio com a mais santa e a maior entre todas as mulheres, considerado como o pai do Filho e Deus, não obstante tudo passou a vida toda a trabalhar e tirar do seu trabalho de artesão tudo o que era necessário ao sustento da família.”
Nossos cumprimentos a todos os trabalhadores e nossas orações pelas crianças que trabalham e pelos desempregados. (CAS)
A solidariedade de Francisco com os trabalhadores

Fiquem certos da minha solidariedade e oração; não se desencorajem. Eu os abraço fraternalmente e a todos os responsáveis peço que realizem todo esforço de criatividade e de generosidade para reacender a esperança nos corações desses nossos irmãos e de todos os desempregados. Por favor, abram os olhos e não fiquem de braços cruzados!
Solidariedade e oração
Essas palavras de Francisco foram pronunciadas na Audiência Geral de 24 de abril, em resposta a um vídeo que recebeu de operários de uma siderúrgica que está prestes a fechar. Tratou-se do enésimo apelo do Papa em prol dos trabalhadores neste seu primeiro ano de pontificado.
A preocupação do Pontífice espelha toda a tradição da Igreja Católica neste campo, e que a Doutrina Social expressa com as seguintes palavras:
O trabalho representa uma dimensão fundamental da existência humana como participação não só na obra da criação, como também da redenção.
Em seu último apelo, vendo os trabalhadores desesperados, Francisco se dirige diretamente aos empresários, pedindo a eles generosidade e criatividade para contornar esses momentos de dificuldades. Isso é possível? Nosso colega Diego Amorim contatou um empresário cristão de Brasília, Lucas Mendonça. Clique acima para ouvir a reportagem completa. (BF)
                                                                        Fonte: radiovaticana.va        news.va
...............................................................................................................................  

Nenhum comentário:

Postar um comentário