quarta-feira, 14 de maio de 2014

Papa Francisco nomeia novo bispo para

a prelazia de Tefé (AM)

Na manhã de hoje, 14, o papa Francisco nomeou bispo da vacante prelazia de Tefé (AM), o padre Fernando Barbosa dos Santos, atual pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza (CE). A prelazia de Tefé (AM) estava vacante desde dezembro de 2012, com a transferência de dom Sérgio Eduardo Castriani para a arquidiocese de Manaus (AM).
Pe. Fernando B. Santos
Padre Fernando Barbosa dos Santos será o quarto bispo da diocese. Ele nasceu no dia 5 de março de 1967 na cidade de Sertânia (PE). Estudou filosofia no Instituto de Filosofia dos Salesianos em Recife (PE) e, em 1991, concluiu os estudos teológicos no Instituto Regional de Pastoral em Belém-PA.
O padre foi pároco na Paróquia de Santo Antônio, em 1996, na cidade de Quixeramobim (CE). Atuou como diretor em dois seminários: em 1997, no Seminário propedêutico da Província de Fortaleza; e de 2000 a 2003, no Seminário de Teologia São Vicente de Paulo, em Belém (PA).
Em 2002, participou de uma formação de espiritualidade Vicentina, em Paris, França.
Até 2013 atuou como coordenador do Setor Oeste na Região São José, na arquidiocese de Fortaleza e, atualmente, é assessor do centro de Juventude da região São José, também, na arquidiocese de Fortaleza.
Tefé (AM)
A Prelazia de Tefé é circunscrição eclesiástica pertencente à Província Eclesiástica de Manaus e ao Regional Norte I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Manaus. A sé prelatícia está na Catedral Prelatícia Santa Teresa, na cidade de Tefé. Com território de 264.675 km², conta 14 paróquias e abrange os municípios de Alvarães, Carauari, Fonte Boa, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé e Uarini. Fica a 575 km de Manaus.
Em 2007, a prelazia contava com uma população aproximada de 243.494 habitantes, com 75% de católicos. 
Erigida em maio de 1910 pelo Papa Pio X como Prefeitura Apostólica, em 1950 foi elevada a prelazia e até hoje, era confiada aos cuidados da Congregação do Espírito Santo.
                                                            Fonte: cnbb.org.br      radiovaticana.va
.....................................................................................................................  

Nenhum comentário:

Postar um comentário