segunda-feira, 5 de maio de 2014

52ª Assembleia da CNBB

Bispos refletem participação dos leigos na Igreja 
e Missão Jovem na Amazônia

1ª Missão Jovem na Amazônia, o laicato e o XVII Congresso Eucarístico Nacional de 2016 foram temas abordados na coletiva de imprensa da 52ª Assembleia Geral da CNBB, na tarde desta segunda-feira (05).
Dom Severino, Dom Taveira, Dom Cláudio e Dom Dimas
Participaram neste quinto dia, o Arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal Cláudio Hummes, o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira e o bispo de Caçador (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Severino Clasen.
Dom Dimas Lara Barbosa apresentou aos jornalistas os temas que estão na pauta dos bispos neste dia e recordou a reflexão do Arcebispo de Chieti, em Vasto, na Itália, Dom Bruno Forte, durante o retiro espiritual dos bispos no último final de semana.
“As meditações de Dom Bruno tiveram como tema ‘Caminhando na Fé, abordando a fé de Abraão, Maria, Pedro e Paulo”, afirmou Dom Dimas.
Missão Jovem na Amazônia
Dom Cláudio Hummes falou sobre a 1ª Missão Jovem na Amazônia, projeto das Comissões Episcopais para a Juventude, Amazônia, Ação Missionária e Cooperação Interclesial, Missão Continental e pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Dom Cláudio Hummes
Dom Cláudio explicou que o projeto nasceu do desejo da juventude, após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO 2013), de fazer uma missão para manifestar o compromisso e o protagonismo com o chamado de Jesus Cristo, especialmente na Amazônia, onde a Igreja tem um olhar especial e já desenvolve um trabalho sólido.
A experiência missionária terá duração de 10 dias em comunidades estabelecidas pela diocese escolhida e será embasada a partir do intercambio de experiências na vivência conjunta entre os jovens. As dioceses selecionadas para a primeira experiência foram Roraima, Coari, Borba e Parintins.
                                                                                            Textos e fotos: a12.com
...............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário