quinta-feira, 8 de maio de 2014

8/maio/1954 - 8/maio/2014 - Rádio Paraisópolis - 60 anos

.............................................................................................................................................................

Amor de Infância

Final das madrugadas dos últimos anos da década de 50. Acariciando o orvalho que enfeitava o verde de montes e vales, o sol anunciava um novo dia. Colinas e várzeas, antes adormecidas, ganhavam vida com o harmônico coral de centenas de pássaros multicores. Era nesse momento que belos acordes musicais vindos pelas ondas da Rádio Paraisópolis proporcionavam graça e beleza aos dias de paraisopolenses do campo e da cidade.
Eu, ainda criança, já procurava desvendar os primeiros mistérios da existência na pequena comunidade rural em que nasci. Descobria ali as belezas do rádio. Nascia também ali meu amor pela querida emissora.
Cada manhã era nova, com beleza própria na venda de meu saudoso pai. O som da viola caipira e das afinadas vozes sertanejas com a original e bela música raiz davam encanto e brilho aos nossos dias. Nos domingos, declamadores e duplas caipiras dos bairros enriqueciam os concorridos programas de auditório com poemas originais e belas canções.
E eu, um menino da roça, em época distante da cidade, nem imaginava que grande parte da minha vida estaria ligada à emissora que aprendera a amar. No final dos anos 70, comecei a emprestar minhas primeiras e modestas colaborações à sua programação. Apresentação de programas de caráter formativo e evangelizador como “Nos caminhos de Emaús”, ou de debates de idéias durante a Constituinte do final dos anos 80, participação em transmissões externas – ordenações diaconais e presbiterais ou sessões cívicas – e há aproximadamente quinze anos a apresentação, nas segundas-feiras, do tradicional “A Voz da Paróquia”, que mais recentemente tem a participação de minha esposa, fortaleceram os laços do afeto que tenho pela Radio Paraisópolis, verdadeiro amor nascido em minha saudosa infância.
...............................................................................................................................................................
Destaques históricos
A Rádio Paraisópolis tem uma história muito bonita, escrita por muitas mãos, mentes, corações, vozes e a carinhosa escuta de diversas gerações paraisopolenses, mineiros e paulistas. Registramos apenas alguns dos momentos importantes vividos pela emissora.
A Rádio Paraisópolis foi fundada no dia 8 de maio de 1954 por cinco cidadãos que viam a importância da radiodifusão para a comunicação e o progresso dos pequenos municípios como era o caso de nossa cidade. Foram eles: Ademir de Oliveira, Antônio Costa Pinto, Fernando Ribeiro Penchel, José Lima Santos e Willibaldo Brandão Almeida. A emissora sempre se preocupou em servir seus ouvintes com notícias atualizadas e de utilidade pública e entretenimento. Com o passar dos anos, aperfeiçoou sua programação e passou a fazer reportagens externas dos principais acontecimentos da história local e regional.
Em 1969, A Paróquia São José, por meio de seu pároco, Cônego Benedito Profício, e de seu auxiliar, Padre Ângelo Lázaro Nogara, efetuou a aquisição da Rádio Paraisópolis, emissora AM local, com o objetivo de dar continuidade aos serviços prestados à comunidade pela emissora e torná-la também um importante veículo de formação de valores e evangelização. Surgia a primeira emissora católica da Arquidiocese de Pouso Alegre.
No dia 15 de dezembro de 1980, em atendimento à legislação vigente, o Cônego João Aparecido de Faria criou a Fundação São José do Paraíso, mantenedora da Rádio Paraisópolis. Como pároco, tornou-se o Presidente do Conselho Diretor da nova entidade. Demais membros: Diretor do Departamento de Radiodifusão: Padre Vanir Ramos Barbosa; Diretor Administrativo: Celso Augusto Ribeiro de Carvalho; Diretor de Programação: José Lima Santos; Diretor Tesoureiro: Luiz Gonzaga da Rosa.
No ano de 1982, sob a liderança do pároco, Padre Vanir Ramos Barbosa, foi construída na Travessa Cônego Benedicto Profício a sede da Fundação São José do Paraíso e da Rádio Paraisópolis. Muitos foram os que contribuíram para o desenvolvimento da emissora desde sua criação, entre eles, sacerdotes, religiosos e leigos, voluntários, funcionários, patrocinadores e ouvintes associados.
Na sequência, foram presidentes da Fundação São José do Paraíso e muito contribuíram com a emissora os párocos, Padre José Dimas de Lima, Cônego Braz Tenório Rocha e Padre José Setembrino de Melo (Bino). Diversos vigários paroquiais deixaram também sua marca própria na contribuição prestada aos ouvintes. Por diversos anos, até seu falecimento, o Sr. José Lima Santos, um dos fundadores da emissora, foi seu Diretor Executivo. Registre-se que, excetuando os funcionários, todas as demais funções exercidas, tanto no Conselho Diretor quanto na Rádio, têm caráter voluntário, sem nenhum ônus para a mantenedora.
No início de 2013, Padre Vanir nomeou o então vigário paroquial Padre Sebastião Márcio Maciel, hoje Presidente do Conselho, como Diretor Geral da Rádio, dando novo impulso à emissora.
                                                                                                     Luiz Gonzaga da Rosa 
.........................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário