sábado, 8 de junho de 2013

Papa Francisco na missa deste sábado:

Aprendamos com Maria a ler a vida à luz da Palavra de Deus 

Cidade do Vaticano (RV) - "Como Maria, aprendamos a acolher e guardar a Palavra de Deus" - foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada na manhã deste sábado na Casa Santa Marta, no Vaticano, memória do Imaculado Coração de Maria.
Participou da missa um grupo de colaboradores da Caritas Internacional acompanhado pelo Secretário-Geral desse organismo, Michel Roy.
Papa Francisco fala aos fiéis
"A admiração é mais que alegria. É um momento em que a Palavra de Deus é semeada em nosso coração", disse Francisco. O Papa ressaltou "que não se pode viver sempre na admiração, ela deve ser levada na vida com a custódia. Foi o que Maria faz, guardava a Palavra de Deus", disse o Santo Padre acrescentando: 
"Guardar a Palavra de Deus: o que isso significa? Eu recebo a Palavra, depois pego uma garrafa e coloco a Palavra na garrafa e a conservo? Não. Guardar a Palavra de Deus significa que o nosso coração se abre, está aberto para aquela Palavra como a terra se abre para receber as sementes. A Palavra de Deus é uma semente que deve ser semeada. Jesus nos diz o que acontece com a semente: algumas caem ao longo do caminho, mas vêm as aves e as comem. Esta palavra não foi guardada, esses corações não souberam recebê-la."
"Outras caem em terra pedregosa e a semente morre. Jesus nos diz que essas pessoas não sabem guardar a Palavra de Deus, porque não são constantes: quando vem a tribulação se esquecem. A Palavra de Deus caiu numa terra não preparada, não custodiada, onde existem espinhos. E o que são os espinhos? Jesus fala de apego à riqueza, aos vícios. Conservar a Palavra de Deus significa meditar sempre o que nos diz esta Palavra com o que acontece na vida. E isso Maria fez, meditava e fazia a comparação. Este é um grande trabalho espiritual", disse ainda Francisco ressaltando:
"João Paulo II dizia que Maria tinha, com este trabalho, um cansaço especial em seu coração: tinha o coração afadigado. Mas isto não é um problema, é um esforço, é um trabalho. Guardar a Palavra de Deus requer este trabalho: o trabalho de buscar o que significa isto neste momento, o que o Senhor quer me dizer neste momento, esta situação relacionada com a Palavra de Deus como se entende. Ler a vida com a Palavra de Deus. Isso significa guardar".
"Mas também lembrar", frisou o pontífice. "A memória é uma custódia da Palavra de Deus. Ela nos ajuda a conservá-la, a recordar tudo o que o Senhor fez em minha vida", disse Francisco. Segundo o Papa, "a memória nos lembra todas as maravilhas da salvação em seu povo e no meu coração. A memória guarda a Palavra de Deus", disse.
O Santo Padre concluiu sua homilia convidando a pensar "sobre como guardar a Palavra de Deus, como conservar essa admiração para que as aves não a comam e os vícios não a sufoquem".
"Faremos bem em nos perguntar: Com as coisas que acontecem na vida, o que o Senhor me diz com a Sua Palavra, neste momento? Isto se chama guardar a Palavra de Deus, porque a Palavra de Deus é a mensagem que o Senhor nos dá a cada momento. Devemos guardá-la com a nossa memória e também com a nossa esperança. Peçamos ao Senhor a graça de receber a Palavra de Deus e guardá-la, e também a graça de ter um coração que se esforça em conservá-la", concluiu o Papa Francisco. (MJ)
                                                                                                      Fonte: www.radiovaticana.va
...................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário