sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dom Odilon apresenta dom Marco Aurélio Gubiotti,

novo bispo da diocese Itabira-Coronel Fabriciano (MG)

O novo bispo da diocese Itabira-Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti, concedeu sua primeira entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira, 13 de junho, e falou da surpresa de receber o convite para assumir o episcopado e mudar para outra região. “Até outro dia eu era um pároco na minha cidade. Hoje estou aqui, prestes a tomar posse de uma grande diocese”, comentou.
Dom Odilon (centro) e Dom Marco Aurélio (direita)
Dom Odilon Guimarães, bispo emérito, começou a entrevista relembrando os motivos que o levou a renunciar e ressaltou a alegria da diocese em acolher dom Marco Aurélio Gubiotti. Dom Odilon vai continuar na diocese, morando em Ipatinga. O religioso se colocou à disposição para auxiliar o novo bispo e mencionou que pensa em participar da Pastoral da Saúde de um hospital em Ipatinga, próximo a sua nova residência.
Dom Marco Aurélio, 50 anos, foi ordenado bispo em 26 de maio, em Ouro Fino, no Sul de Minas, sua cidade natal. A posse como chefe da diocese será no próximo domingo, 16 de junho, às 11 horas, na catedral de Itabira. Depois, ele celebra a primeira missa, às 15 horas, durante a Festa da diocese, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire.
Dom Marco Aurélio começou a entrevista contando como recebeu a notícia de que teria sido indicado para ser bispo, que, além de surpreso, ficou muito nervoso quando recebeu o convite. Lembrou que ficou tão nervoso que teve que pedir ao núncio apostólico que repetisse o nome da diocese e que isso aconteceu na quarta-feira de cinzas deste ano. “Atendi ao telefone e depois de algum tempo de conversa me fizeram a proposta. Não consegui acompanhar mais o diálogo. Tive que pedir que repetissem o nome da diocese, porque eu perdi essa parte”, contou, sorridente. “Era Quarta-feira de Cinzas quando veio o convite. Eu pedi um tempo para discernir, aí só me deram um dia. Eu tinha um dia para decidir e esse dia era justamente a Quarta de Cinzas, quando a Igreja está repleta de atividades”, completou.
Apesar do pouco tempo para pensar, dom Marco Aurélio diz ter a convicção de que tomou a decisão correta e que conta com o apoio do bispo emérito dom Odilon Guimarães para conhecer a realidade da diocese de Itabira-Cel.Fabriciano e governá-la.  Falou do primeiro contato que já teve com o clero e com os seminaristas, da sua experiência e vivência como padre, lamentando a pouca vivência com as visitas pastorais. Em resposta à pergunta de um jornalista, dom Marco Aurélio destacou a importância da comunicação, frisando que a Igreja é presencial, que as mídias e novas tecnologias são necessárias mas não substituem  a cultura  e a relação pessoal.
A posse do novo bispo na Catedral de Itabira será um evento restrito, por causa da limitada capacidade de assentos da principal Igreja da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano . A cerimônia será presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e transmitida pelas rádios Pontal, de Itabira, e Educadora, do Vale do Aço. Além disso, também haverá transmissão em vídeo para telões que serão montados no Parque de Exposições e por meio de links no site da diocese.
A festa no Parque de Exposições começa às 8 horas do dia 16 de junho, com recepção das caravanas, abertura e acolhida por Dom Odilon. A missa concelebrada será às 15 horas. Às 14 horas, haverá apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
                                                                                                               Fonte: www.cnbb.org.br
.....................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário