sábado, 29 de junho de 2013

Comunidade celebra o 49º aniversário de sacerdócio do

Cônego Braz Tenório Rocha

Na missa das 19h deste sábado, Solenidade de São Pedro e São Paulo, muitos fiéis se reuniram na Matriz de São José para a Celebração Eucarística pela qual a comunidade rendeu graças a Deus pelos 49 anos de Ordenação Presbiteral do seu pároco emérito, Cônego Braz Tenório Rocha, que presidiu a missa, concelebrada pelo Missionário Oblato de Jesus Salvador Padre Luis Carlos Freitas.
Liturgia Eucarística
Na homilia, Padre Freitas, a partir das leituras, destacou os apóstolos Pedro e Paulo que deram a vida pelo Evangelho e associou os quarenta e nove anos de sacerdócio do Cônego Braz ao ministério dos referidos   santos. Cônego Braz, como eles, também doou sua vida a Jesus e ao anúncio da Palavra de Deus, afirmou o  religioso.
No final da missa, o sacerdote aniversariante foi homenageado pelo professor Luiz Rosa, que, em nome da comunidade, agradeceu o Cônego Braz pela doação de sua vida ao Povo de Deus nas diversas paróquias em que exerceu o ministério sacerdotal e, de modo especial, em nossa paróquia como pároco e atualmente como pároco emérito e desejou muita saúde e alegria ao Cônego Braz, pedidndo a Deus para que no próximo ano, possa a comunidade reunida celebrar seu Jubileu de Ouro Sacerdotal. A Srª Maria Isabel Barbosa (Bezinha) também fez sua homenagem com uma bela composição musical de sua autoria, criada especialmente para essa comemoração. 
Dados biográficos
Filho de José Tenório Rocha e Maria Claudina de Jesus, Cônego Braz nasceu no dia 20 de dezembro de 1938 em Conceição dos Ouros, quando o município ainda era distrito de Paraisópolis. Foi ordenado presbítero por Dom José D’Ângelo Neto na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em sua terra natal no dia 29 de junho de 1964. Exerceu o ministério sacerdotal nas paróquias São Francisco de Paula (Ouro Fino), Nossa Senhora da Piedade (Crisólia), Nossa Senhora da Conceição (Conceição dos Ouros), Nossa Senhora da Consolação (Consolação), Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Caldas) e São José (Paraisópolis), da qual se tornou pároco emérito em 1º de agosto de 2001. 
Pai Nosso
No período em que foi responsável pela direção da Paróquia São José realizou diversas obras entre as quais se destacam a reforma da Igreja Matriz, da Capela da Soledade e de diversas capelas rurais; construção da capelinha do Salão Paroquial e da moderna Igreja de Santo Antônio, significativo referencial para um grande setor urbano da paróquia; reforma da casa paroquial e construção de uma nova residência presbiteral junto à Igreja de Santo Antônio. Isso ao lado de uma atenção especial para com a emissora paroquial, a Rádio Paraisópolis.
Exerceu ainda relevantes serviços em diversos organismos administrativos e pastorais da Arquidiocese de Pouso Alegre. Em reconhecimento pela sua dedicação à Igreja, Cônego Braz recebeu, no início de 2011, do Arcebispo Dom Ricardo Pedro o título de Cônego
(O Paraíso de José: 160 anos da Paróquia São José, Luiz Gonzaga da Rosa, Editora Santuário, 2010)
..............................................................................................................................................................
Momentos da Celebração



























.......................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário