domingo, 2 de junho de 2013

Papa Francisco na missa deste domingo:

"Deus chora pela loucura da guerra, 
suicídio da humanidade que mata o amor"

Cidade do Vaticano (RV) – A guerra é o suicídio da humanidade porque mata o coração e mata o amor”. Esta é uma das passagens da homilia do Papa Francisco na Missa celebrada na manhã deste domingo, na Casa Santa Marta. A Sala de Imprensa da Santa Sé, informou que um grupo de 80 pessoas – composto por parentes dos militares italianos mortos nas missões de paz nos últimos 5 anos, em particular no Afeganistão e por alguns militares feridos nas mesmas missões – participou da celebração. Neste 2 de junho é celebrada a Festa da República, “um dia significativo”, lembrou o Ordinário Militar para a Itália, Dom Vincenzo Pelvi, que concelebrou a Missa
Papa Francisco em oração
“O Senhor escuta a oração de todos”, a de Salomão no dia da consagração do Templo, mas também a oração de cada um de nós. Papa Francisco ilustra esta verdade, citando também o episódio do centurião que pede a Jesus a cura do seu servo. “O nosso Deus é assim – acrescenta – escuta a oração de todos”, todos não como se fossem “anônimos”, mas a oração “de todos e de cada um”. “O nosso Deus é o Deus do grande e o Deus do pequeno; o nosso Deus é pessoal”, escuta todos com o coração e ama com o coração”.
“Nós hoje viemos para rezar pelos nossos mortos, pelos nosso feridos, pelas vítimas desta loucura que é a guerra. É o suicídio da humanidade, porque mata o coração, mata onde está a mensagem do Senhor: mata o amor! Porque a guerra provém do ódio, da inveja, do desejo de poder, mas também - muitas vezes o vemos – daquela vontade por mais poder”.
E também na história, constata Papa Francisco, “tantas vezes, vimos que os problemas locais, os problemas econômicos, as crises econômicas”, “os grandes da terra querem resolvê-los com uma guerra”:
“Por que? Porque o dinheiro é mais importante que as pessoas para eles! E a guerra é exatamente isto: é um ato de fé ao dinheiro, aos ídolos, aos ídolos do ódio, ao ídolo que leva a matar o irmão, que leva a matar o irmão. Me vem em mente aquela palavra do nosso Pai Deus a Caim, que por inveja, matou o seu irmão: ‘Caim, onde está o teu irmão?’. Hoje podemos sentir esta voz: é o nosso Pai Deus que chora, que chora por esta nossa loucura, que pergunta a todos nós ‘Onde está o teu irmão?’; que pergunta a todos os poderosos da Terra: “Onde está vosso irmão? O que você fez?”
Neste ponto, o Santo Padre rezou ao Senhor para que “afaste de nós todo o mal”, repetindo esta oração “mesmo que com lágrimas, com aquelas lágrimas do coração”:
“Volte-se para nós, Senhor, e tenha misericórdia de nós, porque estamos tristes, estamos angustiados. Veja a nossa miséria e a nossa pena e perdoa todos os pecados”, porque por trás de uma guerra sempre existem os pecados: existe o pecado da idolatria, o pecado de abusar do ser humano no altar do poder, de sacrificá-los. “Volte-se para nós Senhor, e tenha misericórdia, porque estamos tristes e angustiados. Veja a nossa miséria e a nossa pena”. Estamos certos que o Senhor nos escutará e fará qualquer coisa para nos dar o espírito de consolação. Assim seja”.
Ao final da Missa foi recitada a “oração pela Itália’, do Beato João Paulo II. (JE)
                                                                                                    Fonte: www.radiovaticana.va
................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário