quinta-feira, 20 de junho de 2013

Divulgado documento Católico-luterano sobre celebrações dos 500 anos da Reforma

Do Conflito à Comunhão

Genebra (RV) - «Cinco imperativos ecumênicos» para marcar a celebração do 500º aniversário da Reforma Protestante, em 2017, estão no documento conjunto da Igreja Católica e da Federação Luterana Mundial - intitulado “Do Conflito à Comunhão” -, apresentado na segunda-feira, 17, em Genebra. Segundo o L'Osservatore Romano, é um texto longo e detalhado, escrito pela Comissão Internacional para a Unidade Luterano-Católico Romano, e é considerado um ponto de referência, a fim de superar incompreensões mútuas e reafirmar o compromisso com o testemunho cristão comum em todo o mundo.
O documento foi apresentado durante uma conferência na sede da Federação Luterana Mundial (FLM), em Genebra, na presença do Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e do Secretário-Geral da Federação Luterana Mundial, Martin Junge.
Unidos na fé em Jesus Cristo
"A divisão da Igreja é algo que não podemos comemorar - observou o Cardeal Koch referindo-se ao aniversário Luterano - mas podemos ver aquilo que é positivo e tentar encontrar caminhos para um futuro compartilhado juntos". O Rev. Junge, referindo-se ao documento comum, acrescentou que "este é um passo muito importante em um processo de cura que todos nós precisamos e para o qual todos estamos rezando." 
O documento, mesmo reafirmando a existência de algumas diferenças, salienta que se atingiu um patamar no caminho ecumênico, em que católicos e luteranos podem oferecer uma interpretação diferente da história e ao mesmo tempo apreciar a fé sincera de ambos. "Está nascendo uma consciência entre luteranos e católicos – afirma o documento – de que a contraposição do século XVI acabou" e que "as razões para condenar uns aos outros em questões de fé caíram no esquecimento". 
Os cinco "imperativos ecumênico", partem da consciência de que católicos e luteranos compartilham o batismo no corpo de Cristo e devem reforçar aquilo que eles têm em comum, mesmo quando "as diferenças são mais facilmente visíveis e experimentadas." Além disso, católicos e luteranos "precisam de experiências recíprocas de encorajamento e de crítica", o que vai ajudar ambas as comunidades a transformarem-se e chegarem a uma compreensão mais profunda de Cristo. 
O terceiro "imperativo" afirma que católicos e luteranos "deveriam empenhar-se ainda mais na busca da unidade visível, para desenvolver em conjunto o que isto significa, na prática, para alcançar esse objetivo." O quarto "imperativo" refere-se ao testemunho cristão à luz das profundas mudanças no mundo. “Os fiéis - é explicado a este respeito - deveriam redescobrir juntos a força do Evangelho de Jesus Cristo para o nosso tempo" e compartilhá-lo com os outros de modo tal, que não aumentassem as divisões e a competição entre as comunidades.
No final, o documento afirma que católicos e luteranos devem estar juntos no testemunho da misericórdia de Deus, na proclamação e no serviço ao mundo, reconhecendo que há credibilidade de aumento de cristãos quando também se aprofunda sua unidade. (JE)
                                                                                              Fonte: www.radiovaticana.va
..........................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário