A escada
espiritual
O símbolo da
escada é muito usado na espiritualidade cristã. Pela “escada” subimos até Deus
e descemos até aos irmãos. Deus desce até nós e nós subimos até Ele. Vamos
meditar sobre os três degraus da vida espiritual, conhecido também como três
etapas, três vias da espiritualidade cristã.
1. A via
purgativa. É a etapa da purificação do coração, do combate ao pecado, da
constante conversão. A etapa purgativa, significa limpeza, penitência, noites
escuras, provações e chama-se também de ascese. Quer dizer, a subida até Deus,
requer o desapego criaturas, e a descoberta de quem somos nós e de quem é Deus.
A via purgativa se caracteriza pela dor, vergonha, arrependimento pelos
pecados. Há uma compreensão da gravidade, do perigo, da crueldade do pecado,
com o desejo de crescer, melhorar, santificar-se.
Crescer em e para Deus |
A ascese, a via
purgativa equivale ao tomar a cruz de cada dia, entrar pela porta estreita,
renunciar-se a si mesmo, adquirir sensibilidade espiritual com o desejo de ser
livre do mal. Esta purificação atinge o entendimento, a vontade, a memória.
Trata-se de ordenar os afetos desordenados, trabalhar o defeito principal,
suportar tentações, aceitar provações, adquirir forças para agir contra o que
afasta de Deus.
Via purgativa é
arrumar a casa, trabalhar o ego profundo, curar feridas. Passa-se por
experiências de desânimo, desolação, aridez. É necessário muita oração, leitura
e direção espiritual, confissão para que seja extirpada a raiz do mal. Os
frutos desta etapa são: o conhecimento de si, aproximação de Deus, amor ao
próximo, humildade, crescimento nas virtudes.
2. A via
iluminativa. Consta de muita iluminação interior, abertura para a graça, gosto
pela Palavra, pela oração. Aumenta o desejo de santificação, de aquisição de
virtudes, e o desejo da contemplação. Há um saborear, degustar, experimentar a
presença de Deus e sua ação em nós. Somos tocados pelo amor, amizade,
misericórdia de Deus. Fazemos a experiência da admiração, do gosto, da
aspiração por Deus, como também fazemos descobertas espirituais, adquirimos conhecimentos
novos, sensibilidade pelo mistério. O desejo de servir melhor o próximo, de
pregar a Palavra, de transmitir a experiência do amor de Deus, tornam-se mais
intensos.
A via
iluminativa se caracteriza pela fascinação por Deus, pelo gosto e descobertas
místicas. A pessoa tem desejo de entrega e doação de si, de amor à cruz,
sensibilidade fraterna, de direção espiritual, de amor ao Espírito Santo com
seus dons e frutos. A paz e a serenidade interior, o amor a Maria e aos santos,
o estímulo para a oração e para serviço aos irmãos, especialmente aos pobres,
são frutos da via iluminativa.
3. A via
unitiva. É chamada de matrimônio espiritual da alma com Deus. Esta união é com
a Santíssima Trindade. O silêncio, a solidão, a contemplação marcam a via
unitiva, como também, experiência de luz e de obscuridade que leva para mais
luz. A união com Deus é transparente, irradiante e simples. A pessoa evita os
pecados pequenos, abandona-se confiantemente em Deus e desdobra-se em boas
obras e cuidados pelo próximo. As virtudes teologais e morais são vividas com
profundidade e inefabilidade. A alma é uma só coisa com Deus, como uma chama de
duas velas.
Dom Orlando
Brandes - Arcebispo de Londrina (PR)
Fonte: cnbb.org.br Ilustração: carismafranciscano.blogspot.com.br
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