16º Domingo do Tempo Comum
1ª Leitura: Sb 12,13.16-19 Salmo: 86(85) 2ª Leitura: Rm 8,26-27
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Evangelho: Mt 13,24-43
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Jesus
apresentou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa
semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no
meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se
formar, apareceu também o joio. Os servos foram procurar o dono e lhe disseram:
‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ O
dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os servos perguntaram ao
dono: ‘Queres que vamos retirar o joio?’ ‘Não!’, disse ele. ‘Pode acontecer
que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro
até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai
primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! O trigo, porém,
guardai-o no meu celeiro!’”. Jesus apresentou-lhes outra parábola ainda: “O
Reino dos Céus é como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu
campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior que
as outras hortaliças e torna-se um arbusto, a tal ponto que os pássaros do céu
vêm fazer ninhos em seus ramos”. E contou-lhes mais uma parábola: “O Reino dos
Céus é como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de
farinha, até que tudo ficasse fermentado”. Jesus falava tudo isso em parábolas
às multidões. Nada lhes falava sem usar de parábolas [...]. Então Jesus deixou
as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram:
“Explica-nos a parábola do joio!” Ele respondeu: “Aquele que semeia a boa
semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que
pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que
semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os que cortam o trigo
são os anjos. Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também
acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles
retirarão do seu Reino toda causa de pecado e os que praticam o mal; depois,
serão jogados na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então
os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.
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Reflexão
Por que da
criação boa de Deus surgiu o mal?
O texto do
evangelho é uma sequência de três parábolas, mais a explicação da parábola do
joio e do trigo. Todo o texto está situado no capítulo treze de Mateus, que,
muitos comentaristas, dizem ser o capítulo central do primeiro evangelho. Esse
longo ensinamento em parábolas, às multidões e aos discípulos, visa fazer
compreender a natureza do Reino dos Céus, a sua situação neste mundo, o seu
desenvolvimento e as exigências que ele impõe aos que aderem a ele. O
ensinamento de Jesus em parábolas divide o auditório. Na resposta à pergunta
dos discípulos sobre o motivo do ensinamento em parábolas às multidões, Jesus faz
uma distinção entre eles e as multidões (Mt 13,10-11). Não se trata de
discriminação ou exclusão, mas de uma constatação: há os que aderem ao Reino
(os discípulos) e os que o rejeitam. Para os discípulos o ensinamento de Jesus
dá acesso ao mistério de Deus; para os outros, ele é um enigma. No entanto,
essa distinção só existe porque Deus permite, isto é, Deus respeita
profundamente a liberdade do ser humano. O Reino dos Céus cuja realidade Jesus
revela só pode ser acolhido na liberdade. As três parábolas supramencionadas
têm em comum que exigem um engajamento pessoal. A parábola do joio e do trigo é
uma releitura dos três primeiros capítulos do livro do Gênesis. No campo de
Deus, ele semeou a boa semente. O campo é o jardim de Deus onde ele colocou o ser
humano, para que na comunhão com o seu Criador ele pudesse ser feliz (Gn
2,8-15). A boa semente que se desenvolve e dá fruto é o ser humano que Deus
criou à sua imagem e semelhança e colocou em seu jardim. A pergunta do homem de
ontem continua sendo a mesma da do homem de hoje: Por que da criação boa de
Deus surgiu o mal? Se Deus semeou somente a boa semente do trigo em seu campo,
de onde veio o joio? A resposta: o inimigo de Deus e do ser humano foi quem o
fez. O trigo que germina no meio do joio parece vulnerável, como a existência
humana ameaçada pelo mal. No entanto, aos olhos de Deus, nossa existência é
portadora do projeto de Deus e dará fruto no tempo certo. O Reino de Deus sofre
violência, neste mundo, e bem e mal estão mesclados no mesmo campo. No entanto,
o dono do campo não renuncia à colheita, ele espera pacientemente.
Carlos Alberto Contieri, sj
Reflexão: paulinas.org.br Banner: cnbb.org.br Ilustração: franciscanos.org.br
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