terça-feira, 8 de julho de 2014


Alegria do Evangelho, sete tentações pastorais

O Papa Francisco na Exortação Apostólica sobre a alegria do Evangelho, aponta sete tentações dos agentes pastorais, portanto, das lideranças incluindo os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos.
1. Falta de espiritualidade. Esta tentação se caracteriza pela oração fraca, pouca vida interior, superficialidade espiritual. As consequências são graves: viver como se Deus não existisse, centralização autoritária, crise de identidade, desprezo dos pobres, superficialidade pastoral, falta de alegria, acomodação e facilidade no lugar da fidelidade.
2. Acédia egoísta. Acédia é preguiça. As manifestações da preguiça pastoral são: exagero de tempo livre, falta de motivação, fadiga e cansaço, desilusão e reclamação. Não há criatividade nem ousadia pastoral, pelo contrário, mesmice, desilusão e tristeza melosa que é o mais precioso “elixir do demônio”. Estes agentes de pastoral têm uma “psicologia de túmulo”, parecem “múmias de museu”. Vivem reclamando do excesso de trabalho e se afastam do povo.
3. Pessimismo estéril. Estes pastoralistas “profetas da desgraça” têm “cara de vinagre” porque se lamentam e vivem uma sensação contínua de derrota. São vítimas da ansiedade e da lamúria e assim enterram talentos.
4. Isolamento em relação à comunidade. Esta tentação se configura na distância e isolamento do povo, da comunidade com atitudes defensivas e tendência de esconder-se, livrar-se dos outros. Ainda mais, a tentação de mudar de lugar. Esta é a primeira fuga que ataca os agentes de pastoral. Buscam a privacidade confortável, o fechamento em si que é um “veneno amargo”, afastando-se assim do povo e da comunidade.
5. O mundanismo espiritual. Esta tentação é perversa. O agente pastoral usa Deus, a Igreja, os cargos, para autopromoção, exibição, interesses pessoais, desejo de glória. Sente-se superior aos outros, apega-se às seguranças doutrinais e disciplinares, controla os demais, forma um “grupo de elite” que analisa, classifica e controla os outros. Uns manifestam mundanidade espiritual nas liturgias ritualistas e exibicionistas, outros na complacência de conquistas sociais, caritativas, políticas. Em ambos há sentimentos de vaidade e superioridade. Fazem leis para os outros, olham de cima para baixo e prescrevem o que os outros devem fazer, mas, eles não se envolvem na prática e ação pastoral.
6. As guerras entre nós. Entre os agentes de pastoral há: brigas, ciúmes, invejas, espírito de contenda e divisões por causa da espiritualidade, da mentalidade, da visão pastoral. Dói muito, diz o Papa Francisco, perceber que até nas comunidades de vida consagrada, há carreirismo, calúnia, difamação, vingança, perseguição, imposição das próprias ideias.
7. Omissão diante dos desafios eclesiais. Os desafios eclesiais apontados pelo Papa são: os leigos na Igreja e no mundo, a questão da mulher, o protagonismo dos jovens, a escassez de vocações, o enfraquecimento da vida consagrada e a exclusão e descuido com os idosos. Senhor livrai-nos do mal e não nos deixeis cair em tentação.
                      Dom Orlando Brandes - Arcebispo de Metropolitano de Londrina
                                    Fonte: arqlondrina.com.br    Ilustração: franciscanos-rs.org.br
.............................................................................................................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário