terça-feira, 29 de abril de 2014

Conselho de Cardeais - C8:

Papa e Secretário de Estado participam das reuniões

Cidade do Vaticano (RV) – Na manhã desta terça-feira, o Papa Francisco participou da reunião com o Conselho de Cardeais (conhecido como C8 por incluir oito membros dos cinco continentes). Esta série de encontros teve início nesta segunda e se concluirá na quarta.
O Conselho de Cardeais tem como missão auxiliar o Papa no governo da Igreja e promover o aperfeiçoamento do documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana, dicastérios da Santa Sé e a constituição 'Pastor bonus', assinada por João Paulo II em 28 de junho de 1988. 
Vivência da Colegialidade
Entre as decisões já tomadas, está a criação de uma estrutura de coordenação para as atividades econômicas e administrativas da Santa Sé e do Vaticano, sob a direção do Cardeal George Pell, membro deste conselho. A nova Secretaria para a Economia terá autoridade sobre todas as atividades econômicas e financeiras.
Além da “estrutura econômico-organizativa da Santa Sé”, o último encontro abordou a situação do Instituto para as Obras de Religião (IOR), tendo o Papa optado por manter a instituição financeira em funcionamento. 
O organismo vai continuar a ser alvo de supervisão regular por parte da Autoridade de Informação Financeira do Vaticano. Nesse sentido, a Comissão Cardinalícia de Vigilância do IOR anunciou nesta segunda-feira que se vai reunir "três vezes por ano, a não ser que haja circunstâncias particulares que exijam outros encontros".
Esta é quarta reunião de Francisco com o Conselho de Cardeais, que ele nomeou em abril de 2013. 
A próxima rodada de encontros será de 1º a 4 de julho. 
Os oito cardeais são: o hondurenho Oscar Rodriguez Maradiaga, que é coordenador, o italiano Giuseppe Bertello, o chileno Francisco Errazuriz Ossa, o indiano Oswald Gracias, o alemão Reinhard Marx, o congolês Laurent Monsengwo Pasinya, o estadunidense Sean O'Malley e o australiano George Pell. Também estão participando o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário particular do Papa, Mons. Alfred Xuereb. (BF)
                                                                          Fonte: radiovaticana.va       news.va
...............................................................................................................................  

Nenhum comentário:

Postar um comentário