quinta-feira, 24 de abril de 2014

"A verdade é um encontro. Homilias da Santa Marta"

............................................................................................................................................................
Padre Spadaro:
Homilias do Papa na Casa Santa Marta são 
"o coração pulsante do Ministério de Francisco"

Cidade do Vaticano (RV) - O livro "A verdade é um encontro. Homilias da Santa Marta" estará nas livrarias italianas a partir desta quinta-feira (24). A obra, publicada pela Editora Rizzoli e com prefácio assinado pelo Diretor Geral da Rádio Vaticano, Pe. Federico Lombardi, é uma coletânea das sínteses realizadas pela Rádio Vaticano de 186 homilias do Papa Francisco. O volume inclui ainda, um ensaio do Diretor da ‘Civiltà Cattolica’, Padre Antonio Spadaro, responsável pela obra. Nosso colega Alessandro Gisotti pediu ao sacerdote jesuíta para contar como nasceu esta idéia: 
Homilias do Santo Padre
Pe. Spadaro: "O desejo de publicar um livro com as homilias do Papa Francisco na Casa Santa Marta surgiu ao ouvir diariamente as matérias da Rádio Vaticano. Me dei conta que a qualidade das reportagens era muito alta e que estas homilias tem um valor ligado, obviamente, ao momento em que são pronunciadas diante de uma assembléia, a pessoas que cotidianamente assistem à Missa; mas que podem ser ricas de meditações, de pontos de reflexão para todos. Assim, a idéia veio justamente aos escutar, diariamente, estas homilias"
RV: Se falou muito de que o áudio e os textos destas homilias não eram apresentados de modo integral. O que se poderia dizer a respeito disto? 
Pe. Spadaro: "Estas homilias do Papa Francisco não se referem a uma comunidade específica... não são discursos gerais que valem sempre e em toda parte. Então, o Papa prefere que não sejam publicadas por inteiro, mas que exista uma espécie de crônica delas, que venham por sua vez relatadas e seja possível inserir alguns extratos, alguns trechos, de modo tal que seja preservada esta natureza espontanea, se quisermos magmática, mesmo na linguagem, destas homilias. Assim, lendo o texto, escutando estas homilias, nós somos capazes, por meio da narração, de reviver de maneira nova e original esta experiência"
RV: É possível ver um desenho na pluralidade dos temas abordados nas homilias da Santa Marta? 
Pe. Spadaro"Na realidade, justamente o que me tocou é o fato que estas homilias respondem a um pensamento espontâneo, não a uma teoria; assim, rejeitei de imediato uma impostação temática destas homilias e decidi organizá-las exatamente assim como foram pronunciadas, isto é, de maneira cronológica. Posso dizer que estas homilias da Santa Marta são verdadeiramente o coração pulsante do Ministério do Papa Francisco. Os temas-chave, as palavras-chave que depois se direcionam também a outros discursos mais oficiais, de qualquer maneira, surgem de uma gestação, de uma relação efetiva com o Povo de Deus, justamente nestas homilias".
RV: O que lhe toca da linguagem das homilias feitas espontaneamente na Santa Marta, pelo Papa Francisco, que logo surpreenderam pela sua expressividade? O que se poderia dizer do estilo Bergoglio? 
Pe. Spadaro"É um estilo muito atual, muito imediato, muito voltado para as pessoas. Assim, sem dúvida alguma, existem conteúdos fortes, que porém são mediados com uma grande atenção às pessoas que o Papa tem diante de si. Isto significa que a linguagem é uma linguagem simples mas muito incisiva, rica de imagens, poética, de qualquer maneira, isto é, capazes de serem espontaneas também na formação de imagens que tocam as pessoas e tornam a Palavra de Deus viva. Portanto, eu diria, esta atualidade, esta vivacidade que torna a palavra de Deus real, ativa naquele momento e para todos aqueles que a escutam"
RV: "A homilia - escreve Francisco na Evangelii Gaudium - é a medida para avaliar a capacidade de encontro de um pastor com o seu povo". Assim, também disto se entende que a Missa com os fiéis é justamente uma necessidade para o pastor Bergoglio? 
Pe. Spadaro"Absolutamente sim: é uma necessidade. Eu penso que o Papa quis, desde o início, celebrar estas Missas diante de uma porção do povo de Deus, justamente para estar em contato direto com este povo. E isto nos faz entender que estas homilias não são discursos: uma coisa é o discurso, que é mais geral, que é mais universal. A homilia, por outro lado, é a atualização da Palavra de Deus em contato direto com a comunidade cristã que reza. A preciosidade deste testemunho - porque isto o é - do Papa Francisco, consiste justamente nesta relação direta com algumas pessoas que tem diante de si. Uma experiência única, se quisermos, muito original, que caracteriza o Pontificado de Francisco”. (JE)
                                                                                            Fonte: radiovaticana.va
...............................................................................................................................  

Nenhum comentário:

Postar um comentário