quarta-feira, 30 de abril de 2014

52ª Assembleia Geral da CNBB

retoma debate sobre a renovação das paróquias

Diante da necessidade da renovação das paróquias para torná-la mais missionária e participativa, cerca de 300 bispos se reúnem a partir desta quarta-feira (30) em Aparecida, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida para a 52ª Assembleia Geral da CNBB (52ª AG). 
Novamente está na pauta dos bispos o tema ‘Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia’ que, lançado na assembleia do ano passado, volta neste ano para aprofundamento e amadurecimento da temática.
Padre Domingos, Sr. Antônio Márcio,
Dom José, Dom Raimundo, Dom Giovanni, Dom Leonardo
Na abertura realizada nesta manhã, compuseram a mesa de honra do ato solene: o núncio apostólico, dom Giovanni D´Aniello; o presidente da CNBB, cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis; o vice-presidente da CNBB e arcebispo de São Luís no Maranhão, dom José Belisário da Silva; o secretário geral e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner; o reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, C.Ss.R., e o prefeito de Aparecida, Antonio Marcio Siqueira. O secretário geral convidou algumas das autoridades da mesa para manifestar sua palavra na ocasião da abertura solene dos trabalhos da 52ª AG.
O reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, fez os seus votos de um frutuoso encontro e acolheu todo o episcopado brasileiro. “Com satisfação colocamos ao dispor dos senhores a Basílica Nacional e outras dependências de nosso Santuário. Com isso, pretendemos que os senhores sintam-se bem entre nós. Buscando aprender com a Mãe Aparecida com as mãos postas em oração, queremos garantir aos senhores: contem com nossas orações!”.
Dom Giovanni D'Aniello
O Núncio Apostólico, dom Giovanni D´Aniello manifestou um agradecimento aos assessores dos bispos, os assessores da assembleia e do Santuário Nacional, bem como os diversos veículos de comunicação. Em sua terceira assembleia, dom Giovanni destacou a importância de o encontro estar alicerçado no espírito do Evangelho de Cristo especialmente à “luz da alegria do Evangelho”.
O presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, reforçou a importância da colegialidade dos bispos neste encontro anual e enfatizou a necessidade da Igreja aprofundar o apelo para a renovação das paróquias e de uma consequente conversão pastoral dos fiéis.
“Se ela, a paróquia, for capaz de se reformar e adaptar constantemente e continuar a ser a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e filhas, isso supõe que esteja realmente em contato com as famílias e com a vida do povo e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas e nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos. Devemos, porém, reconhecer que o apelo à revisão e renovação das paróquias ainda não deu suficientemente o fruto desejado”, assinalou dom Damasceno baseando-se na Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium, a Alegria do Evangelho.
O presidente destacou ainda os temas que serão discutidos ao longo do encontro, que segue até o dia 9 de maio, e abriu solenemente o encontro, o que foi seguido de uma salva de palmas dos presentes.
Pela manhã, foi celebrada a missa de abertura no Santuário Nacional. Durante os encontros que se encerrarão no próximo dia 9 de maio, serão debatidos sete temas prioritários, dez temas diversos e o tema central ‘Comunidade de comunidades: uma nova paróquia’. A pauta conta também com retiro, reuniões, celebrações especiais e comunicações.
Entre os temas diversos, análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude, os Regionais da CNBB e a questão ambiental na Amazônia. 
                                                                                             Texto e fotos: a12.com
............................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário