terça-feira, 29 de abril de 2014

Começa nesta quarta-feira (30) a 52ª Assembleia geral da CNBB

Confira algumas informações


A programação completa da 52ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil está em processo de finalização, mas já estão definidos os principais temas das plenárias, bem como os comunicados, celebrações especiais e reuniões dos quais os mais de 300 bispos deverão participar, entre os dias 30 de abril e 9 de maio, em Aparecida (SP).
Reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) em Brasília (DF)
Além do tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida será palco de sete temas prioritários e outros dez temas diversos. De acordo com o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, estarão em destaque assuntos como a questão agrária, o papel dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade e um documento sobre a realidade social do Brasil e as implicações nas Eleições 2014.
Dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia também estão na pauta da AG.
Nos dias da Assembleia haverá ainda reuniões dos Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos referenciais. Outros momentos estão reservados para comunicações das Comissões Episcopais, dos organismos do povo de Deus, do grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses. Os desdobramentos e aplicações do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida fazem parte das comunicações.
Programação confirmada:
1º de maio (20h30) - Entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida.
3 de maio (sábado) – Retiro dos bispos com o tema “Caminhando na Fé” (pregador: Dom Bruno Forte, arcebispo de Chieti, em Vasto - Itália).
4 de maio (8h) - Missa solene, no Santuário Nacional de Aparecida, em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco.
6 de maio - Celebração ecumênica no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida.
                                                                                                       Fonte: a12.com
.............................................................................................................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário