segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Notícia do Vaticano

Abolido título de 'Monsenhor' 
para sacerdotes com menos de 65 anos

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco aboliu a concessão da honorificência pontifícia ‘Monsenhor’ para os sacerdotes seculares com menos de 65 anos. De agora em diante, a única honorificência pontifícia que poderá ser conferida aos padres seculares (não religiosos) será a de ‘Capelão de Sua Santidade’, e poderá ser atribuída apenas a sacerdotes com mais de 65 anos.
O essencial: servir ao Povo de Deus
A Secretaria de Estado comunicou a decisão às Nunciaturas Apostólicas em todo o mundo, pedindo que fossem informados todos os bispos de seus países. A medida imposta por Francisco, no entanto, não é retroativa: quem já possui o título de ‘Monsenhor’ não o perde. 
Ao tomar esta decisão, o Papa se inspirou nas reformas realizadas por Paulo VI em 1968, logo após o Concílio Vaticano II. Antes, existiam 14 ‘graus’ do título de ‘Monsenhor’; com Paulo VI, foram reduzidos a três: Protonotário Apostólico, Prelado de Honra de Sua Santidade e Capelão de Sua Santidade.
Os três reconhecimentos são concedidos pelo Papa, segundo indicação dos bispos, a sacerdotes cujo trabalho é particularmente importante para a Igreja.  (CM)
                                                     Fonte: radiovaticana.va    Foto: portalecclesia.com
................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário