quinta-feira, 2 de janeiro de 2014



Como celebrar em Cristo um novo ano?

Na oitava de Natal junto com a Solenidade de Maria Mãe de Deus a humanidade inicia um novo ano civil. O Natal marca e registra a irrupção do eterno e do infinito na história humana. Deus decidiu morar definitivamente conosco, dando também um sentido de transcendência ao calendário, o Cronos ( tempo profano ) se torna Kairós ( tempo da graça ).
Superamos a visão dos antigos romanos que deviam no começo do ano cultuar ao deus Jano, a divindade das portas, que tinha duas faces voltadas para dois lados, era ele quem abria o ano.   No entanto no réveillon e na passagem do ano, constatamos ainda resquícios de um pensamento mágico: simpatias respeito a cores, alimentos, vestimentas, pretensas adivinhações e presságios sobre o ano novo, desejos genéricos de paz e de mudanças para a nossa vida.
Esta forma de perceber o ano novo é perpassada pela necessidade de conjurar o tempo e o destino, como se fossemos reféns de forças ocultas. Para os cristãos a perspectiva é diferente pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou. O ano será novo se nós o tornarmos novo, se formos de fato construtores da fraternidade e da justiça.
O tempo para os que têm fé é oportunidade para fazer acontecer o Reino, para ir ao encontro do Deus Salvador. Por isso, desde o ano 1967 o Papa oferece a todos os povos e nações, uma mensagem de como trabalhar a paz no ano que inicia. Para o ano 2014 o tema focalizado pelo Papa Francisco é: "Fraternidade, fundamento e caminho para a Paz".
Deveras começar o ano buscando o irmão, para trilhar um caminho juntos de perdão, reconciliação e justiça, leva as pessoas nos vários círculos de convivência, família, comunidade, sociedade, nação a vencer a pobreza, edificar uma economia mais solidaria, extinguir e resolver as guerras e guardar e cultivar a natureza.
Devemos passar da indiferença e hostilidade para a coexistência e a convivência, chegando a fraternidade entre todas as pessoas, povos e criaturas. "Que Maria a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra", (Papa, Francisco, 08 de dezembro de 2013 ). Deus seja louvado!
            Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo Diocesano de Campos (RJ)
                                                                                    Fonte: cnbb.org.br      news.va
.................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário