sábado, 18 de janeiro de 2014

Leituras do 2º Domingo do Tempo Comum


1ª Leitura: Is 49, 1-9a   (ou  Is 49, 3.5-6)       Salmo: 40 (39)      2ª Leitura: 1Cor 1,1-3  
...............................................................................................................................................................
Evangelho:  Jo 1,29-34
...............................................................................................................................................................
No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia!’ Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: “Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!”
...............................................................................................................................................................
Reflexão
A expressão “Cordeiro de Deus” lembra duas figuras bíblicas distintas, mas relacionadas: a do servo de Deus, anunciado pelo profeta Isaías, e a do cordeiro pascal, rito que está na origem do povo de Israel. Este nome que João Batista deu a Jesus encontrou grande aceitação nas comunidades dos discípulos e discípulas como anúncio do destino final do Cristo, o servo de Deus que vai tirar o pecado do mundo com o seu amor até o fim, até dar a própria vida, cordeiro vitorioso na ressurreição. 
Jesus é o Cordeiro de Deus
Nossa missão, como a de Jesus, abrange: tirar o pecado do mundo e batizar no Espírito Santo. Temos que vigiar sobre este “pecado do mundo”, que promove guerra, que aceita ver velhos e crianças sob o fogo cruzado de armas pesadas e que investe em armamentos muito mais do que necessitamos para resolver as questões sociais; este pecado que está na grande estrutura que rege as nações e está perto e até dentro de nossas vidas. Por isso, recebemos o batismo no Espírito não apenas na água. O Espírito de Jesus em nós e a força da sua ressurreição são as garantias que recebemos na luta contra o pecado do mundo. 
É para lembrar disso que tantas vezes rezamos em nossas celebrações: “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, tem piedade de nós!” Hoje vamos centrar o nosso coração nas palavras desta oração, sabendo que só do alto pode vir a força para nos redimir do pecado e para exercer a nossa vocação de continuar a missão de Jesus.
      Reflexão: revistadeliturgia.org.br      Banner: cnbb.org.br     Estampa: franciscanos.org.br
..........................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário