quarta-feira, 1 de janeiro de 2014








Dia Mundial da Paz: 
A fraternidade como caminho para a paz

Neste primeiro dia de 2014, a Igreja celebra o Dia Mundial da Paz e a festa de Maria Mãe de Deus, e tradicionalmente, o Papa emite uma mensagem direcionada para a comemoração desta data. O Papa Francisco divulgou sua primeira mensagem para o Dia Mundial da Paz no último dia 12 de dezembro.
Com o tema ‘Fraternidade, fundamento e caminho para a paz’ o Pontífice quis refletir a fraternidade como uma dimensão essencial na vida do homem, e enfatizou que a vivência da paz tem seu fundamento no seio familiar.
A paz nasce da fraternidade
“A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor”.
Em um apelo oportuno, o Papa frisou a necessidade da “redescoberta da fraternidade” na economia e a mudança dos “estilos de vida”.
“As sucessivas crises econômicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento econômico e a mudar os estilos de vida”, destacou.
Francisco considera que as atuais e graves “crises financeiras e econômicas” tem origem no “progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida pelos bens materiais”. Realidade que conduziu muitas pessoas “a buscar o bem-estar, a felicidade e a segurança no consumo e no lucro fora de toda a lógica de uma economia saudável”.
O grave aumento da desigualdade entre pessoas, segundo o Papa, necessita encontrar políticas eficazes que “promovam o princípio da fraternidade, garantindo às pessoas – iguais na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais – acesso aos ‘capitais’, aos serviços, aos recursos educativos, sanitários e tecnológicos, para que cada uma delas tenha oportunidade de exprimir e realizar o seu projeto de vida”, observou.
O Papa acredita ainda que a ”crise atual, com pesadas consequências na vida das pessoas, pode ser também uma ocasião propícia para recuperar as virtudes da prudência, temperança, justiça e fortaleza”, e ajudar na superação dos momentos difíceis e a “redescobrir os laços fraternos que nos unem uns aos outros”.
Por fim, o Papa frisou que a fraternidade precisa ser “descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada” e que somente o amor de Deus é que permite o acolhimento e a vivência plena da fraternidade.
                                                                                           Fonte: a12.com      news.va
..................................................................................................................................................
Leia AQUI  a íntegra da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Paz
..................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário