quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Arquidiocese do Rio de Janeiro

 dá início a reformas do Cristo Redentor

Uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor foi alvo de raios durante uma tempestade, na noite da quinta-feira (16). A reforma da estátua já começou na terça-feira (21). Durante as obras, que devem durar cerca de quatro meses, o complexo continuará aberto aos visitantes.


No incidente, um dos raios atingiu o dedo maior da mão direita da estátua, danificando a pedra sabão, e também uma placa de mármore com informações turísticas. Segundo informações da assessoria do Cristo Redentor, a obra de manutenção já estava prevista e aprovada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de acordo com a lei Rouanet, pois o monumento já havia sido alvo de raios em outras tempestades.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Clézio Dutra, a previsão é de que o tempo de reforça seja de quatro meses. "A manutenção do monumento será com muitos serviços. Como a parte do para-raios é mais urgente, então, estamos recebendo pessoas que façam rapel e especialistas do Corpo de Bombeiros. As reformas serão feitas com toda segurança, em horários antes e depois da visitação dos turistas. Também temos um técnico de seguranças que vai isolar a área", afirmou.
Contrato de manutenção
Selando uma parceria, a indústria italiana de pneus Pirelli assinou com a arquidiocese do Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro, um acordo de colaboração para a manutenção do Cristo Redentor. O contrato, que pode ser renovável, tem duração de um ano.
Segundo a assessoria da arquidiocese do Rio, a Pirelli investirá em 2014, aproximadamente R$ 1,9 milhão para financiar as obras de manutenção-reforma decididas pela arquidiocese e estudara também a instalação de soluções tecnológicas próprias para proteger o monumento.
Símbolo da fé
Para o reitor do santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, é importante cuidar do monumento do Cristo Redentor, que é um símbolo mundialmente conhecido.
"Queremos zelar pelo bom fluxo turístico. Afinal, o Cristo Redentor é a porta de entrada no turismo da cidade maravilhosa. Vamos fazer com que essa obra alcance sua excelência. Será uma manutenção do fluxo turístico e uma obra de grande qualidade técnica", enfatizou.
A estátua do Cristo Redentor, que está localizada no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, tem 38 metros de altura e foi inaugurada em 1931, a partir de projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa. O artista plástico Carlos Oswald foi o autor do desenho final do monumento, cabendo ao escultor francês Paul Landowski a execução dos braços e do rosto da escultura.
                                                                                                 Fonte: portalecclesia.com
....................................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário